Discussão:Cenozoico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Untitled[editar código-fonte]

Na escala de tempo geológico, o Cenozóico é a era do éon Fanerozóico que se inicia há cerca de 65 milhões e 500 mil anos e se estende até o presente. A era Cenozóica sucede a era Mesozóica de seu éon. Divide-se nos períodos Paleogeno , Neogeno e Quaternário; do mais antigo para o mais recente. O princípio da Era Cenozóica marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra. O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam "vida recente". Durante a Era Cenozóica, a face da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece.

Correção sugerida[editar código-fonte]

Desculpe, mas de acordo com o livro ggb6 (geografia geral e do Brasil sexto ano), de 2014, os períodos Neogeno e Paleogeno são "subperíodos" do terciário Lucca 3 (discussão) 15h34min de 1 de março de 2015 (UTC)

O Terciário caiu em desuso desde 2004 segundo a Comissão Internacional de Estratigrafia. Burmeister (discussão) 22h25min de 1 de março de 2015 (UTC)

Em 2004, dez anos de diferença de 2004 pra 2014 Lucca 3 (discussão) 17h59min de 9 de março de 2015 (UTC)

Correção sugerida[editar código-fonte]

Ok, eu aceito, mas não apague de novo, eu vou deixar sua edição mas eu vou adicionar o terciário em cenozoico Lucca 3 (discussão) 14h25min de 8 de março de 2015 (UTC)

Correção sugerida[editar código-fonte]

Olhe aqui, quantas vezes vou ter que dizer que estudos recentes dizem que o terciário é um período e que paleogeno e neogeno fazem parte dele? Não mude outra vez, pois não gosto de quem defende os estudos anteriores, e não os recentes! Lucca 3 (discussão) 17h55min de 9 de março de 2015 (UTC)