Discussão:Ciências sociais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Untitled[editar código-fonte]

"É importante salientar que nas ciências sociais o objeto de estudo é subjetivo"

Durkheim nao iria gostar nada disso... comentário não assinado de 200.171.18.132 (discussão • contrib) 23h30min de 8 de fevereiro de 2006 (UTC)

E bem vistas as coisas, Marx também não. comentário não assinado de 83.132.122.231 (discussão • contrib) 16h20min de 7 de setembro de 2006 (UTC)

ciências humanas[editar código-fonte]

Há um verbete ciências humanas com a mesma definição de ciências sociais. Me parece então que ciências sociais e humanas são sinônimos e deveriam pertencer ao mesmo verbete. Talvez algum especialista devesse investigar isso.

No entanto, me parece também que o termo Humanidades têm um sentido diferente, e historicamente mais antigo, e que merece um verbete diferente. Isso porque o conceito de "ciências" humanas ou sociais têm sido disputado por alguns estudiosos.--201.17.54.22 21h49min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Dúvida[editar código-fonte]

«Ninguém mais merecedor de orgulho do que estes dois sociólogos: o primeiro um intelectual acadêmico interessado na fundação de uma disciplina científica, o segundo um intelectual militante interessado na fundação de uma nova sociedade. Durkheim com seus pares na busca de regras de método que elevem ao estatuto científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época (e que ainda vigoram) fizeram com que atribuísse a este grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra cabeças da história. No meio termo entre o academicismo e o militantismo está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha ocupando cargos políticos.»

O que é que isto interessa para que se perceba seja o que for sobre o que é uma Ciência Social? Revelam fenómenos sociais, revelam abordagens possíveis, tratam - de um modo um pouco sumário e mais literário do que científico, mas tratam - a gestação histórica da sociologia: mas que explicam sobre o que são ciências sociais? O que as distingue das Ciências Naturais? Referem Weber: não vos ocorreu falar da diferença que ele estabeleceu entre Ciência Cultural e Ciência Natural? Ou a diferença, da lavra de Rickent, entre juízo nomotético e juízo ideográfico? E porque não a referência a Dilthey, que é o criador da própria expressão Ciências Sociais, e que não mereceu uma única linha??? Não corrigi, nem vou corrigir. A wikipedia não tem salvação.JV comentário não assinado de 85.138.46.246 (discussão • contrib) 00h38min de 26 de março de 2008 (UTC)

Fundir com outro artigo[editar código-fonte]

Pessoal, sugiro que o artigo seja fundido com o link "Ciências Sociais", com letras maiúsculas em ambas as palavras. Não sei se dá pra mudar o título do artigo mesmo... comentário não assinado de 177.177.116.1 (discussão • contrib) 07h49min de 15 de fevereiro de 2013 (UTC)

Discordo, pois o padrão atualmente consensual na Wikipédia é usar iniciais minúsculas para nomes de disciplinas. Max51diga! 16h00min de 16 de fevereiro de 2013 (UTC)

Nome da página[editar código-fonte]

Também acho válido colocar as duas palavras em letras maiúsculas, em todos os lugares é com letra maiúscula, por que aqui deve ser diferente? Fica totalmente esquisito desta forma, com "Sociais" em minúscula. A grafia fica mais bonita com as duas letras maiúsculas. Mesmo que os padrões do Wikipédia indiquem assim, peço encarecidamente que coloquem em letra maiúscula. Quando se usa em outros sites esse link aparecem em minúscula e eu sou muito perfeccionista. Será que teria como alterar? Pelo menos o título da página, o resto vocês deixam em minúscula. Muito obrigada. ==Discussão:Ciências sociais==

Não se esqueça de assinar seus comentários com ~~~~. Obrigado.
Realmente, as iniciais de todas as ciências (ramos) são maiúsculas, em os todos os lugares, mas sendo nome próprio, como cursos superiores e/ou departamentos universitários, revistas, etc. De acordo com Wikipédia:Convenção_de_nomenclatura#cite_note-1, o Acordo Ortográfico de 1990 define que é opcional a nomenclatura de qualquer ciência. Então, não deveria ficar em maiúscula, mas sim mudar para o singular, para ficar com cunho enciclopédico, pois "ciências sociais" teria mais sentido no anexo da "Lista de ciências sociais", tanto que a maioria dos novos cursos de ciência da computação, não são mais "Ciências da Computação".

--Hugo D. Santos (discussão) 03h46min de 10 de junho de 2013 (UTC)