Discussão:Clarinete

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NA ORQUESTRA Como se sabe o clarinete, na música, faz parte da família dos sopros madeiras no qual não é o único, existem também outros instrumentos a fazer parte desta família como por exemplo o oboé, a flauta transversal, o saxofone, o fagote... Por isso mesmo o clarinete costuma ficar situado numa zona atrás das cordas ao lado do saxofone e do fagote.

O prestigio da clarineta[editar código-fonte]

"O sistema Oehler é, hoje, considerado o mais apropriado para a clarineta, já que resolveu a maior parte dos problemas deste instrumento, mas, ainda assim, não é perfeito, pois acarretou uma perda de brilho ao timbre natural da clarineta. Enquanto o sistema Boehm, apesar de manter alguns desses problemas, mantém o brilho particular deste instrumento."

Essa parte seria a opinião do autor. Não é mencionado outros sistemas como o Boehm Completo que é dado como um dos mais 'afinado'. Também, a afinação do instrumento é relativa a qualidade, instrumentos em linhas profissionais tendem a ser mais afinados.

O sistema mais apropriado seria o mais apropriado para o tipo de musica, e não em geral. Dizem que o Oehler é mais orquestral e o Albert é mais vibrante. Sendo que o Oehler não seria ideal para o jazz por exemplo. As partes relativas a opiniões não cabem neste verbete. Carece fontes. --classic1010 (discussão) 00h23min de 11 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Expressão sarcástica e humorística da clarineta.[editar código-fonte]

Foi colocado que as vezes pode-se ver no jazz a versatilidade da clarineta com tom sarcástico e "humorístico". Apesar dessa afirmação ser bem subjetiva um exemplo melhor seria o Klezmer. A musica Klezmer é conhecida mundialmente pelo uso da clarineta exatamente como descrito, o que nao pode-se dizer do jazz.

Um exemplo bem claro desse uso pode ser averiguado com uma simples pesquisa no youtube por "kelzmer clarinete solo". --classic1010 (discussão) 05h27min de 20 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]