Discussão:Conde de St. Germain
Adicionar tópicoArtigo EXCELENTE. Porém mts links desnecessários. Nomes de condes e etcs que dificilmente serão linkados algum dia.
Ótima referência para a humanidade. Parabéns! Maurício
Crítica: parágrafo estranho e argumento falacioso
[editar código-fonte]Gostaria de chamar a atenção para o parágrafo:
Algumas sociedades místicas afirmam ter Saint Germain reencarnado várias vezes, anteriormente, sob a pele de figuras históricas como o Profeta Samuel, Santo Albano, o filósofo grego Proclo, José, pai de Jesus, o mágico Merlin, o frade alquimista Roger Bacon, o fundador do Rosacrucianismo Christian Rosenkreuz, o navegador Cristóvão Colombo o político inglês Francis Bacon e o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.
Críticas:
- Francis Bacon e William Shakespeare viveram na mesma época. Logo, ou são a mesma pessoa ou há algo de errado aqui.
- O fragmento "Algumas sociedades místicas afirmam" é falacioso. Tal falácia é conhecida como "apelo à autoridade anônima", que se encaixa em "FUGIR AO ASSUNTO". Neste caso, tais sociedades ou ordens devem ser citadas. Se o conhecimento é sigiloso e não pode ser comprovado, não poderá constar em uma enciclopédia. Para saber mais sobre falácias, visite: <http://www.criticanarede.com/falacias.htm>.
- Tal falácia se repete no parágrafo: "Para alguns, Saint Germain é o mestre Ascencionado do Sétimo Raio..".
Abraços --Mago® (discussão) 15h29min de 23 de Janeiro de 2008 (UTC)
- Para mim tudo isso deveria ser removido. Se não for verificável deve ser removido. Abraços. Bruno SL (discussão) 16h16min de 23 de Janeiro de 2008 (UTC)
"Cautela...
[editar código-fonte]...e caldo de galinha não fazem mal". O simples fato de, segundo a metodologia científica bacon-cartesiana, não se poder comprovar (o que é isso?) ou verificar (o que é isso?) algo, não confere a quem quer que seja o direito de reprovar ou — por falar nisso — aprovar o que quer que seja. As políticas de fiabilidade e de verificabilidade são interessantes e utilíssimas por sinal, desde que usadas com equilíbrio e moderação. A propósito, é possível que Francis Bacon e William Shakespeare tenham sido, sim, a mesma pessoa. EgídioCamposDiz! 23h25min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Favor verificarem se o Conde de St Germain está sendo confundido, em alguns trechos, pelo próprio saint Germain - provavelmente por comunidades místicas. Fazendo uma análise rápida de textos na Web percebí isto. (não assinou)
- Por esta eu não esperava. Prezado Wikipedistas, por favor, entre em mais detalhes pois este assunto deve ser verificado sim. --Mago® (discussão) 14h47min de 15 de agosto de 2010 (UTC)