Discussão:Contabilidade

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Coloquei a categoria e os interwikis.Jurema Oliveira 22:15, 12 Dez 2004 (UTC)


    Grata. MSN 22:39, 12 Dez 2004 (UTC)

    --200.144.29.12 17:16, 29 Março 2007 (UTC)== CONTABILIDADE ADMINISTRATIVA = A contabliliade administrativa visa o apuramento de resultados de receita e despesa de orgãos de administração da Administração Pública. Com o balaceamento das diversas rubricas apura-se os resultados. Na administração publica, em particular no apuramento das receitas e despesas, tudo tem de estar previsto. Sempre que for alterada uma delas tem de se corrigir os outros membros do balanço.

    No Brasil a definição proposta se aplicaria mais propriamente à da contabilidade pública. Entendo que o ramo contabilidade administrativa deva incluir definições que se apliquem tanto na contabilidade privada, como na pública, ou seja, contabilidade voltada para os administradores.

    --200.144.29.12 15:37, 29 Março 2007 (UTC)== Plágio? ==

    http://www.artigos.com/artigos/educacao/------------o-que-e-contabilidade-323/artigo/

    Sim, mas no sentido contrário. Nossa versão é mais antiga que a publicação dele. Não sei como proceder nesse caso, alguém sabe? --FernandoAires 15:33, 6 Novembro 2006 (UTC).

    O homem é plagiador, sem dúvida. Editei várias partes do artigo que ele usa como se fossem de sua autoria.

    Contabilidade como Ciência[editar código-fonte]

    Na parte que define as razões pelas quais entende-se contabilidade como ciência, há uma falha considerável. Pela definição passada, Astrologia pode ser considerada ciência. Eu não acho que Contabilidade não seja ciência, mas acho que o argumento é bem ruim. Eu não entendo muito de contabilidade, mas poderia-se colocar coisas como o princípio da falseabilidade, ou o método científico. Alguém poderia fazê-lo? --FernandoAires 15:33, 6 Novembro 2006 (UTC)

    O exemplo da Astrologia não foi feliz: ela é uma pseudo-ciência e não uma Não-Ciência, como parece ser a interpretação que preocupa o colega.
    Pseudo-ciência ainda não é ciência. Ademais, Contabilidade não é pseudo-ciência (ou é?). Ainda assim a crítica vale. --FernandoAires 21:45, 10 Novembro 2006 (UTC)

    É a ciência que estuda e controla avaliação do patrimônio de uma instituição.. Elísio Eusio Elídio Marilísio (discussão) 05h42min de 23 de abril de 2016 (UTC)Responder[responder]

    Auditoria: Ramo da Contabilidade[editar código-fonte]

    Senhores e Senhoras:

    Creio que no rol de ramos da Contabilidade, faltou constar a Auditoria Contábil, já que é um atividade privativa dos contadores legalmente habilitados perante seu conselho regional.

    Incluirei isto no artigo, até que alguém apresente fundamentos que me contradigam.

    Grato

    A respeito da contabilidade enquanto ciência[editar código-fonte]

    Contribuindo com a discussão de que a Contabilidade seria ou não ciência, acrescento o texto do prof. Antônio Lopes de Sá, que tece alguns comentários sobre o surgimento da teoria contábil, o qual pode ser encontrado em http://www.lopesdesa.com.br/empirismo.html. Segundo aquele autor (e outros que tratam da Teoria Contábil), a Contabilidade é sim Ciência (categorizada como uma Ciência Social).

    A contabilidade foi considerado uma ciência social em 1984. Elísio Eusio Elídio Marilísio (discussão) 05h44min de 23 de abril de 2016 (UTC)Responder[responder]

    contadores e contabilistas[editar código-fonte]

    a informação de que contadores são bacharéis e contabilistas são técnicos procede? Vide bom artigo em http://www.mauriciodenassau.edu.br/artigo/listar/rec/325 --124.214.224.162 (discussão) 01h50min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

    Técnicos são formados em curso secundário de contabilidade, bachareis em curso superior. Todos são contabilistas e contadores são aqueles legalmente autorizados a assinar balanços (geralmente com curso superior, mas em alguns poucos casos, curso técnico). --Arthemius x (discussão) 21h49min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)

    Só para quem se interessar em saber:Alguém apagou uma parte da frase que eu havia colocado [1] (...técnica ou arte) e agora um texto externo da FEA Acessado em 13/11/09 que usa uma frase parecida foi linkado como referência bibliográfica do artigo da wikipedia. Em outras palavras, a wiki virou referência dela mesma. Não pretendo re-inserir o trecho apagado, mesmo porque acho mais útil informar a comunidade o que acontece quando alguém que não sabe nada sobre o assunto de determinado artigo apaga algo claramente válido da wikipedia. --Arthemius x (discussão) 17h32min de 13 de novembro de 2009 (UTC)Responder[responder]

    Princípios de Contabilidade[editar código-fonte]

    Recentemente houve a revogação da Resolução do CFC que tratava dos princípios contábeis. O entendimento é que os princípios decorrem do estudo e da doutrina, não de uma disposição normativa. 177.23.14.153 (discussão) 22h14min de 5 de março de 2022 (UTC)Responder[responder]