Discussão:Crepe

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Julgo que esta página deveria ser renomeada para Crepe_(tecido). A única coisa que realmente se designa, e não é especificação de um outro elemento mais abrangente, é o Crepe, ou em francês "Crêpe" (pelo que a variação culinária no wikipedia está errada por erro ortográfico/corruptela/afrancesismo), e essa sim deveria ter uma página directa quando se digita "crepe" na busca, sendo a sua designação mais comum.

Ou, em alternativa, criar uma página de desambiguação básica, indicando o prato culinário, o tipo de tecido, o tipo de papel, o tipo de borracha, e também a fita/tarja negra. Será necessário corrigir o erro ortográfico da variação culinária de Crepe (essa sugestão, a par de parte deste texto, será colocada na discussão do mesmo).


Dicionário Priberam de Língua Portuguesa (Portugal): repe | s. m. | s. m. pl.

crepe (francês crêpe) s. m. 1. Tecido leve e transparente. 2. Fita negra no chapéu ou no braço que se usa em sinal de luto. 3. Culin. Rodela larga e fina de massa de farinha, leite e ovos, cozinhada numa frigideira ou chapa, e que pode ser recheada.

crepes s. m. pl. 4. Tapeçarias fúnebres. = luto


Dicionário Michaelis de Língua Portuguesa (Brasil): crepe cre.pe sm (fr crêpe) 1 Tecido leve de várias fibras (como, p ex, seda ou algodão), com superfície levemente encrespada, obtido pelo uso de linhas muito torcidas, pela impressão com soda cáustica, pela tecelagem com várias tensões ou por estampagem em relevo. 2 Borracha crua em forma de folhas rugosas, que varia, na cor, de quase branca a marrom; preparada pela passagem de látex coagulado, através de cilindros ranhurados, e usada principalmente para solas de sapatos. 3 Fita ou tecido negro, que se usa em sinal de luto. 4 Luto. 5 Rolo de borracha de maniçoba. 6 Teat. Mecha de cabelo que o ator utiliza para confecção de barba ou bigode postiços. 7 Cul. Panqueca fina também preparada com massa fina e leve à base de farinha, leite e ovos e servida com recheio doce ou salgado. C.-da-china: crepe fino e macio, com superfície mais lisa que a dos outros crepes; feito de seda, raiom, algodão ou lã.