Discussão:Crime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

A afirmação de que a cidade de Canoas possui "alta taxa de criminalidade" devido a seu acelerado crescimento, não passa de informação distorcida. Não há base científica para a afirmação do cometedor do texto, nem está amparada em dados estatísticos.

Cuidado![editar código-fonte]

As informações estão, em sua maioria, erradas ou distorcidas.

Como assim?

Conceito vulgar de crime[editar código-fonte]

Tenho uma certa dificuldade em entender um conceito vulgar de crime, pois, nesse caso, a palavra é técnico-jurídica. Muitas e muitas palavras tem um conceito jurídico e outro comum, como processo, ação, mas crime me parece que não. O conceito de crime só existe dentro do direito. --AZZ 03h40min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)


  • Literalmente (e redundantemente): Crime é CRIME. Conforme você disse, só na esfera do Direito é que se pode definir tal conceito!

201.4.122.32 (discussão) 07h02min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Olá. Tenho um banco de dados do Ministério da Justiça/SENASP, que tem rankings dos diversos tipos de crimes no Brasil e a incidência dos crimes nos estados brasileiros. Gostaria de saber se posso incluir um mapa de "Ocorrências de Crimes no Brasil." Com relação a Canoas-RS, é alto o índice de assaltos, mas o de homicídios é razoavelmente baixo. Dizer que a criminalidade é alta é relativo.

Creio que a expressão "crime" seja capaz de subsistir independentemente do direito. Não obstante o fato de que só é considerado - juridicamente - "crime" a conduta típica, a palavra tem significado social desapegado à norma jurídica. Exemplo clássico é a definição do verbete "crime" em qualquer dicionário - no site www.dicio.com.br, p. ex.: "Qualquer violação grave da lei moral, civil ou religiosa; ato ilícito; contravenção: cometer um crime de assassínio. Ato condenável, de conseqüências desagradáveis: seria um crime deixá-lo sozinho". (em www.dicio.com.br/crime,disponível em 25/12/2009) Não que sua colocação de que "ação" e "processo" têm um significado vulgar e um técnico jurídico esteja errada. Mas "crime" também é definível de modo vulgar. "Usucapião", "herdeiro necessário" e "inconstitucionalidade", por outro lado, são expressões cuja definição é eminentemente jurídica. Helio M. F. (discussão) 18h55min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)

Crime Qualificado[editar código-fonte]

Boa tarde!

Porque o link "Crime qualificado" remete a "Crime", se são coisas diferentes?

Obrigado!