Discussão:Demografia da América do Sul

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Demografia da América do Sul"[editar código-fonte]

Vou copiar o que escrevi na página de discussão em outro artigo sobre Demografia:

Demografia estuda três fenômenos básicos que definem a dinâmica de populações: fecundidade, mortalidade e migração. Também examina a estrutura da população (no tempo e no espaço) por idade e sexo, e as formas tomadas pelas famílias, de parentesco e afinidades étnicas e linguïísticas.

O artigo não cumprirem as normas mínimas para ser pomposamente chamados "Demografia da América do Sul" Não menciona ou explicar as mudanças no processo de transição demográfica, como o declínio da mortalidade em geral (e especialmente a mãe ea criança), ou o aumento da fertilidade durante a maior parte do século XX, seguido por uma queda acentuada na até que ele atinja um nível que está abaixo do nível de reposição (2 filhos por mulher em idade fértil). Nem a transição epidemiológica, que se move a partir de uma alta prevalência de doenças infecciosas com o tipo de doenças crônico-degenerativas outro. Nem o envelhecimento progressivo da população e os desafios que ela traz (a reforma do sistema de pensões, maior procura de cuidados de enfermagem, fim do "dividendo demográfico", etc).

Outro aspecto que é negligenciado é a transição da família, que é percorrida durante o século XX, um modelo de família nuclear, menor do que a família patriarcal rural. Nem o aumento de crianças nascidas fora do casamento (hoje 50% dos nascidos vivos), e aumento dos níveis de informalidade da família.

Outras questões relevantes são o atual problema da gravidez na adolescência e as desigualdades sociodemográficas e etnodemográficas (por exemplo, entre a esperança de vida ao nascer, etc)

Este artigo centra-se muito sobre as questões "etnográfico" não tem muito a ver com a demografia, e negligencia o estudo deste como tal.

Como está escrito, infelizmente, não merecem ser chamados "Demografia da América do Sul ".--Ccrazymann (discussão) 22h45min de 16 de maio de 2012 (UTC)[responder]