Discussão:Depreciação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

depreciação[editar código-fonte]

O valor da apropriação da depreciação, contabilmente, tanto pode ser classificado por custo ou despesa, dependendo da sua orígem.

A depreciação das maquinas da linha de produção seria alocado como custo, mas a depreciação dos computadores do setor administrativo, por exemplo seriam despesas.

A definição que determina que a depreciação é custo, está imprecisa.

--Martv1 13h06min de 10 de Julho de 2007 (UTC)


      • Depreciação

Na definição apresentada por Eliseu Martins, todo Gasto realizado na Produção concretiza-se como custo de produção. Neste aspecto podemos entender que gastos que são promovidos pela ação produtiva, sendo diretos ou indiretos, efetivam a questão de que são custos produtivos. Em nosso caso, sendo a Depreciação de máquinas um gasto relativo ao ativo adquirido com a função de manufaturar (produzir), conceituamos o gasto desta depreciação como Custo. Podemos então acrescentar esta análise à questão da dependência da origem do Gasto como fator determinante na classificação da Depreciação como Custo ou Despesa.

Prof. Celso Costa


Absolutamente,

A depreciação por base legal será trata como custo ou despesa dependendo do seu histórico contábil. Tratar a a depreciação intrinsecamente como custo é cometer uma agressão contra a teoria contábil, uma vez que difere-se o tratamento contábil entre depreciação de itens do setor produtivo e administrativo.

Sequer a base legal para se discordar do tema, uma vez que o INSTRUÇÃO NORMATIVA 11 SRF/86 coaduna com o tema. Incrível como um tema irrelevante gera duvidas...

Carlos Henrique.