Discussão:Design gráfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Qualidade do artigo[editar código-fonte]

O artigo (após introdução) parece apenas concentrar-se sobre o design gráfico no Brasil, e parece mais um resumo dos dois livros citados do que um artigo generalista sobre design gráfico. Existem outras definições e bibliografias que permitem uma visão bem mais geral sobre o assunto. Posso tentar modificar, mas antes gostaria de saber se há discussão sobre isso. --Rlaf 22:24, 14 Janeiro 2006 (UTC)


direitos autorais[editar código-fonte]

Sim, o que estava no outro design grafico e copia deste saite aqui em baixo: http://www.1enciclopedia.com/Design_Gr%C3%A1fico Diotti 10:10, 14 Fev 2005 (UTC)

Esse site [1] tem, ao fundo da página, o crédito para a Wikipedia, ou seja, se alguém copiou, entre estes dois, então foram eles! Assim como este artigo, que também creditou devidamente a Wikipedia. -- Nuno Tavares 10:39, 14 Fev 2005 (UTC)

Autoria original do texto[editar código-fonte]

A imensa maioria do texto foi escrito por mim mesmo em 2000, para um trabalho universitário, que abordava justamente a definição da profissão de designer gráfico. Concordo que não é um conteúdo padrão da Wikipedia, mas só decidi aproveitá-lo como verbete porque, na época, o artigo estava vazio. Claro que as contribuições e melhoramentos são não apenas bem-vindas como necessárias.--Pedro 03:32, 16 Janeiro 2006 (UTC)

Definindo design gráfico[editar código-fonte]

Acho que a definição de Design Gráfico no início do texto estava incompleta.

A substituí pela definição de Design Gráfico feita pela ADG.

--Ncrln 19:20, 29 Janeiro 2006 (UTC)

Retirar ou diminuir a Definição de Design de Walter Zanini[editar código-fonte]

No próprio verbete há definição ao fato da definição do Zanini ser preconceituosa. A definição é enorme e fica quase no começo do texto. Quem não conhece muito sobre design vai ficar perdido nesse verbete. Tem que se, primeiramente, apagar a definição e talvez (pq isso é uma enciclopédia não um compêndio) fazer uma pequena referência aos preconceitos e visões antiquadas sobre o design gráfico. Se ninguém se opuser....

Eu acho que você está coberto de razão. O artigo deve ser reescrito a partir do zero. O problema é que tais definições ocupam tanto espaço e estão aí há tanto tempo que eu, pelo menos, sempre fiquei um pouco receoso de efetuar tal tarefa.--g a f msg 01:10, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

Reescrevi o artigo do zero, usando o verberte "Diseño Gráfico" para começar (o verbete em inglês está muito fraco). Tentei reaproveitar o que tinha, mas estava muito confuso.--Aleph73 00:55, 27 Abril 2006 (UTC)

  1. Eu concordo com sua atitude. O conteúdo anterior realmente precisava ser reescrito.--g a f msg 03:10, 27 Abril 2006 (UTC)

Categorias do artigo Design gráfico[editar código-fonte]

Olá Gabriel.

Minha intenção aqui é colaborar. Jamais faria uma alteração da qual não tivesse certeza de sua validade. Introduzo este tópico nesta discussão para dizer que não entendi pq vc apagou a inclusão que fiz do artigo Design gráfico na categoria Design.

Definição de categoria: Tema, série, ou grupo, de coisas relacionadas ou análogas.

Acho que redundante é o artigo Design gráfico estar classificado na categoria de mesmo nome. O Design gráfico, assim como o Design de produto é uma especialidade do Design. Se este artigo pertence a categoria de mesmo nome, então qual seria uma outra especialidade de mesmo nível hierárquico do Design gráfico que pertencesse a esta mesma categoria?

Aguardo sua resposta.

Cordialmente,

Flavialgr (discussão) 21h33min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Respondido na página de usuário.--g a f M 00h11min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

História do DG[editar código-fonte]

Foram bastante boas as recentes contribuições do usuário Canha D​ C​ E​ F sobre a história do DG. Mas, na minha opinião elas deveriam ser transferidas para o artigo História do design gráfico, deixando apenas uma síntese no artigo atual pois, como está o artigo Design Gráfico está mais "histórico" do o próprio artigo sobre a história, com esse tema dominando quase a totalidade do conteúdo.

Se ninguém objetar eu farei essa mudança. Gerbilo :< 20h53min de 30 de Julho de 2008 (UTC)

Acabo de fazer essa mudança. Já existem verbetes sobre as diferentes fases da história do design gráfico, quem quiser adicionar informação, por favor, coloque nos verbetes específicos.--Aleph73 (discussão) 04h58min de 15 de março de 2010 (UTC)

Por que não "Desenho gráfico"?[editar código-fonte]

Haveria algum problema em chamar esse tópico de "Desenho gráfico"? Já temos problemas demais com termos de difícil tradução de equivalência para o português - marketing, e-mail, entre tantos -, por que, então, tendo uma opção na língua nativa, não a adotamos? Entendo que o uso de termos com fonêmica exógena, estranha ao falar da maioria, estimula a segregação e a elitização do saber.

--Teodomiro (discussão) 02h28min de 29 de novembro de 2010 (UTC)