Discussão:Dioniso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não acho que o artigo deva ser fundido, pois, embora deuses equivalentes, cada um deles tem sua particularidade devido à cultura em que foi cultuado.

Coloquei um link no final, para a divindade equivalente. Michel 00:27, 25 Janeiro 2006 (UTC)


Porque é que diz que é parolo??? Isso não infringe as regras?? Dionisio era um deus não um ser humano logo não poderia ser PAROLO!

Dionísio[editar código-fonte]

Por que não deixar "Dioniso ou Dionísio", já que existem referências em português que se referem ao deus como Dionísio? Só para citar um exemplo:

[...] deus Dionísio (Διόνυσος; alguns helenistas preferem a grafia "Dioniso", que, embora mais próxima ao original, não se aclimatou tão bem à sonoridade do português) [...] [nota 24]

SOUZA, Paulo César Lima de. Notas do tradutor. In: NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal. São Paulo: Editora Schwarz, 2002. p. 207–231.

Baco[editar código-fonte]

Propus a fusão do artigo Baco neste artigo, pois tratam-se de denominações diferentes para a mesma personagem mitológica. Acredito que a denominação original, Dionísio, deva ser mantida, e Baco seria um redirecionamento para cá. Também é preciso incluir fontes para as informações deste artigo e também para as informações daquele artigo. Caso não concorde, por favor argumente aqui. --CasteloBrancomsg 21h29min de 6 de maio de 2009 (UTC)

Discordo totalmente da fusão, acho legítimo termos um artigo para cada visão do deus, da mesma maneira que temos um artigo para Júpiter e outro para Zeus, e um para Hércules e outro para Héracles. Ainda que no caso de Baco-Dioniso esta distinção entre o que é romano e o que é grego não ser tão clara, julgo que cada assunto pode ser tratado independentemente (ainda que os artigos atualmente talvez não reflitam essa possibilidade). RafaAzevedo msg 22h46min de 6 de maio de 2009 (UTC)
Eu também discordo da fusão, acredito ser pertinente termos um artigo para cada um, pois apesar de serem equivalentes, cada povo tinha uma visão da divindade com atribuições diferentes inclusive. Se houvesse a fusão, como RafaAzevedo disse, teríamos que juntar todos os outros deuses mitológicos gregos com os romanos, pois houve um grande sincretismo das duas culturas. Anderson Pimentel Meneguce msg 14h33min de 7 de maio de 2009 (UTC)
Não Removida a proposta de fusão. CasteloBrancomsg 17h58min de 7 de agosto de 2009 (UTC)