Discussão:Eletronegatividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bloqueio[editar código-fonte]

Pessoal, o IP 200.162.111.98 (DctribAElogsBMF) vandalizou este artigo várias vezes (e eu até manei uma mensagem para ele tentando ajudá-lo a parar), poderia alguém bloquear esta página?

Abraços, Salles Neto => @ + » 14:27, 11 Abril 2006 (UTC)

Complemento![editar código-fonte]

Só pra passar uma parte que eu sei, da aula que prestei atenção! Eletronegatividade: ← F>O>N=Cl>Br>I=S=C>P=H dai vem os metais :)

Como vcs podem ver o Flúor é o mais eletronegativo da lista! essa relação me ajudou muito na prova ;)

Polaridade das Ligações: com base na relação que passei pra vcs… exemplo: 1. H --- O como o O é mais eletronegativo que o H a força vetor vai pro Oxigênio. (faça uma setinha paralela aos 3 riscos da ligação em direção ao O), ou seja, M (letra grega) vai ser diferente de zero, pois a força não foi anulada por uma força vetor do outro lado. Então é Polar!

2. S --- C como no exemplo anterior vc vai fazer setas para indicar pra onde a eletronegatividade está puxando mais… neste caso (como vc vê na relação lá em cima) essas forças são iguais, puxando para sentidos contrários, são anuladas. Por isso é Apolar.

Polaridade das moléculas:

  H
  |

H- C -Cl

  |
  H

nesse caso vc vai ver a polaridade individualmente, veja que todas as setas de eletronegatividade que partem do Hidrogênio estão em direção ao Carbono! No caso do Carbono e do Cl a seta indica para o Cl! Numere as setas vetores! sempre em sentido anti-horário ;) daí, como diz minha professora, setinha na bundinha do proximo. nesse caso:

 →
^ |
| v   Obs: tentei fazer o trajeto mais num ficou muito bom!

→ então observe: não fechou o circuito, então M (letra grega) é diferente de 0! Se o circuito de setas fechassem seria M(letra grega) igual a 0 :)

isso é tudo que sei… espero ter ajudado :*o comentário precedente não foi assinado por 200.140.24.49 (discussão • contrib.) Gunnex msg contrib 20h04min de 7 de abril de 2009 (UTC)