Discussão:Enfermagem

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 11 de junho de 2017 de Renatosneto no tópico Títulos e Subtítulos: Mundo, Brasil e Portugal

(Enfermagem é como é conhecido na medicina o processo de cuidar de enfermos.)

  - A Enfermagem não é um processo, tal como outras profissões não o são. A Enfermagem é uma profissão que emergiu de um conjunto de práticas e de conhecimentos que lhe é próprio e que se caracteriza pelo uso aplicado de um leque de conhecimentos também provenientes de outras disciplinas.

(Trata-se do desenvolvimento de ações, atitudes e comportamentos com base em conhecimento científico, com base na experiência, na intuição ou mesmo no pensamento crítico para atender enfermos de qualquer natureza.)

  - Em vez de «trata-se do», «a enfermagem integra o». Em vez de «enfermos», «as pessoas doentes  ou em boas condições de saúde, ajudando-as quando estão carentes de conhecimento, de vontade ou de força necessários para a sua independência face às necessidades de saúde».

(Enfermagem é uma atitude, relativamente às necessidade de cuidados que as pessoas têm nas diferentes fases da sua vida.)

  - A Enfermagem não é uma atitude! A Enfermagem ocupa-se da prestação de cuidados (entre outras acções)!

(Como profissão, a Enfermagem não se define pelos actos praticados pelos seus elementos, mas sim pela relação estabelecida entre a pessoa que recebe cuidados e a que os presta ou acompanha.)

  - Em Portugal existe uma Ordem dos Enfermeiros (OE). A OE existe com o objectivo de regular a prática dos Enfermeiros, definindo as áreas de competências e os standards das boas práticas. São instrumentos para tal objectivo o Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (REPE) e o Código Deontológico do Enfermeiro (CDO) são instrumentos que regulam o exercício de Enfermagem.

Defini-la não é fácil, porque se cairmos na simplicidade de caracterizá-la pelos actos, que são muitas vezes a sua face visível, estamos a desvalorizar o essencial; a relação interpessoal da qual saem os julgamentos técnicos que determinam esses mesmos actos terapêuticos.

  - Concordo plenamente com o parágrafo na medida em que, sendo uma profissão relativamente recente, se tem afirmado e tem sofrido evoluções num ritmo acelerado. Nos útimos anos a produção científica na Enfermagem é a face visível do investimento que os seus profissionais têm, muito embora mantenham toda a sua actividade como prestadores de cuidados, como professores de Enfermagem ou como gestores de Serviços de Enfermagem. A investigação em Emfermagem continua (cada vez mais intensamente) a ser uma prática comum dos Enfermeiros.
  Rui Cordeiro
  ruicordeiro@vodafone.pt

Quanto ganha uma enfermeira???

Em Portugal, cerca de 980€ brutos. No entanto, por aumento de oferta de profissionais, têm vindo a surgir contractos que prevêm ordenados bem mais baixos e por vezes mesmo trabalho gratuito com a promessa de um futuro contracto e a titulo de estágio não remunerado. No entanto é exigido, mesmo assim, um nivel de responsabilidade e aceitação de horários requeridos pela "entidade patronal/cedente de campo de estágio". Embora ilegal acontece...

Fusão de artigos, 14/4/2007[editar código-fonte]

Foi realizada uma fusão dos artigos "Enfermeiro" e "Enfermeiro obstetra" neste artigo, por estarem relacionados ao mesmo tema. De modo geral, profissionais não recebem artigo próprio, devendo serem mencionados no artigo de sua respectiva profissão. Foi retirado texto de violação de direitos autorais copiado de [1], que por sua vez também é cópia do conteúdo de um livro referido. Após tantas mudanças, quem possuir mais conhecimento sobre o assunto, peço que revise o conteúdo. Não cheguei a adicionar conteúdo, mas é possível que existam informações redundantes ou incompletas. Leonardo Stabile msg 18:34, 14 Abril 2007

Títulos e Subtítulos: Mundo, Brasil e Portugal[editar código-fonte]

Caros amigos. Estou a contribuir com as edições em enfermagem, porém, notei que existem certas discrepâncias sobre o assunto por causa da variedade de teorias e complexidade sobre o tema. Outro ponto importante que devo ressaltar é a questão da língua portuguesa. Esses pontos me preocupam, pois comparando a enfermagem de Portugal e Brasil encontramos características diferentes. Minha dúvida é como desenvolver melhor títulos e subtítulos para este artigo. Minha sugestão é que seja criada uma página generalizada e especificar o conteúdo marcado para páginas específicas. Sendo assim, estou usando este canal de discussão para melhorar e desenvolver melhores edições. Agradeço a todos os interessados.--Renatosneto (discussão) 16h16min de 11 de junho de 2017 (UTC)Responder