Discussão:Ensaio sobre a Lucidez

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marquei o artigo como parcial, devido à frase: "Neste livro, Saramago desenvolve uma crítica mordaz às instituições do poder político e, na sua sequência, começaram em Portugal a organizarem-se associações que defendem o voto em branco como forma de protesto face ao sistema político-económico vigente."

Isto é verdade? Quais são essas associações? É comprovável? Paulo Juntas 01:57, 14 Novembro 2005 (UTC)


Nas últimas eleições legislativas houve um movimento em Lisboa que colou cartazes a apelar ao voto em branco. Não me lembro do nome do movimento (ou sequer se o tinham) mas a maioria dos lisboetas lembram-se, por certo, desses cartazes. Eu não vivo em Lisboa mas recordo-me de os ver colados perto do túnel das amoreiras. Também houve uma entrevista num jornal em que um anónimo deste movimento referia que os cartazes tinham sido arranjados a expensas dos próprios, mas que ponderavam a possibilidade de, a prazo, se constituirem como movimento político para poderem gozar de vantagens financeiras.Fernando Évora 18:31, 14 Novembro 2005 (UTC)

Tudo bem Fernando mas, a minha questão é: E isso a ser verdade (acredito que sim) foi "provocado" pelo livro?. Paulo Juntas 19:03, 14 Novembro 2005 (UTC)


Parece claro. O livro tinha saído e teve algum impacto. Por todo o lado apareceram discussões e, sobretudo, críticas a Saramago e a essa ideia considerada irresponsável e anti-democrática pelos políticos. Note que o livro saiu poucos meses antes das eleições. Acho que se é português, seguiu concerteza a polémica e saberá da influência de Saramago nesse apelo (que pouco eco teve, diga-se) ao voto em branco. Mas posso propôr um se do tipo "Nas eleições legislativas de 2004 em Portugal organizações houve que apelaram ao voto em branco, muito provavelmente na sequência da ideia de Saramago" ou algo do género. Concorda?

Parece-me melhor assim. Paulo Juntas 09:44, 15 Novembro 2005 (UTC)

alteração feita. Pode agora retirar a obs. do princípio da imparcialidade?Fernando Évora 21:01, 15 Novembro 2005 (UTC)

Retirado, mas o Fernando também o podia ter retirado, afinal, tínhamos chegado a "acordo". Paulo Juntas 21:23, 15 Novembro 2005 (UTC)
O respeitinho pelos wikipedicaólicos é uma coisa muito bonita... Fernando Évora 16:52, 16 Novembro 2005 (UTC)