Discussão:Equações de Maxwell

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Permeabilidade[editar código-fonte]

Parece-me que se diz permeabilidade magnética e não elétrica (μ)!!!!!!!?????

Concordo. Procedi à alteração. Caso esteja errado agradeço que revertam e coloquem a justificação nesta página. Cvalente

Já agora temos que é a constante dieléctrica...

Procedi à alteração.

Forma Integral / Forma Diferencial - Sistema SI / Sistema CGS[editar código-fonte]

No item 4 "Equações de Maxwell em unidades CGS", creio que as "equações acima" não estão no Sistema Internacional de Unidades; mas na Forma Integral (ou seja, escritas como integrais). Acho que qualquer sistema de unidades (SI ou CGS) pode ser utilizado nessas equações.

Da mesma forma, creio que as equações apresentadas no item 4 como equações no sistema CGS não estão nesse sistema de unidades; mas na Forma Diferencial (ou seja, escritas como derivadas). E, também aqui, acho que qualquer sistema de unidades (SI ou CGS) pode ser utilizado nessas equações.

Sistema SI / Sistema CGS / Sistema Gaussiano[editar código-fonte]

As equações são validas no SI e no CGS. Existe também um sistema de unidades chamado Gaussiano, no qual algumas constantes diferentes são incorporadas nas equações. P. ex: div E = 4pi rho, ao invés de rho/epsilon. O sistema Gaussiano é mais prático para problemas de relatividade ou para partículas livres.

Estamos querendo iniciar a colaborar nesse assunto. O que acham?--Névio Mande-me uma mensagem 14h06min de 29 de setembro de 2010 (UTC)[responder]