Discussão:Eucaristia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"A Igreja Católica somente reconhece como válida a Eucaristia nas Igrejas Catolicas (Igreja Catolica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa), posi entende que somente nelas se deu a Suscessão Apostólica. Por este motivo, o fiel Católico não deve comungar em outras confissões."

Transferi para a página de discussão a afirmação acima por carecer de fontes. Pelagio 00h58min de 8 de Julho de 2007 (UTC)

Eu queria saber por que na eucaristia os fieis não bebem nenhum tipo de liquido que possa ali estar representando o sangue de Cristo, assim como comem um tipo de pão que na cerimonia representa o corpo de Cristo, já os padres bebem um liquido que acho eu na minha ignorancia representa o sangue de Cristo, eu sempre pensei, será que os padres são adeptos da frase, faça o que eu digo mas não façam o que eu faço. Julimar hilario Pereira de Moraes o comentário precedente não foi assinado por 189.25.95.116 (discussão • contrib.)

Sr. Julimar, para os fiéis católicos, a hóstia consagrada é o corpo e sangue de Jesus Cristo, assim como o vinho eucarístico é o corpo e sangue de Jesus Cristo. Não há um impedimento de se comungar as duas formas, mas é bem mais prático apenas distribuir a hóstia, que pode ser feito por apenas uma pessoa, que distribuir com o vinho, que requer uma segunda pessoa apenas para segurar o cálice, sendo tal usada em casos especiais, p.e., a primeira comunhão, casamentos ou bodas. Observe, porém, que não é a wikipédia o local adequado para discutir tal tema, pois, como enciclopédia, cabe a ela apenas informar, e esta discussão tem por finalidade, discutir a formatação do artigo Eucaristia. Cordialmente Adailton msg 20h11min de 14 de março de 2009 (UTC)[responder]

Ceia do Senhor Jesus Cristo[editar código-fonte]

Prezados colegas,

Esse artigo apresenta grave vício de parcialidade, no caso, indevida polarização conexa com o ideário católico e à sua prática. É preciso lembrar que a Ceia do Senhor Jesus é assim citada citada nas várias passagens bíblicas do Novo Testamento:
Os nomes biblicamente citados, no vernáculo original, em grego, depois vertido para o latim, e, subsequentemente, nos séculos posteriores até o presente, em línguas modernas e contemporâneas, são apenas os seguintes:

  1. [Ceia do Senhor] Jesus Cristo
  2. [Ceia do Senhor] Jesus
  3. Ceia do Senhor
  4. Santa [Ceia] de Jesus Cristo
  5. Santa [Ceia] do Senhor Jesus Cristo
  6. Santa [Ceia] do Senhor Jesus
  7. Santa [Ceia] de Jesus
  8. [Páscoa do Senhor] Jesus Cristo
  9. [Páscoa do Senhor] Jesus
  10. Páscoa do Senhor
  11. [Páscoa de Jesus Cristo]
  12. [Páscoa de Jesus]

Caro colega Adailton, eis, em sua própria palavra, a explicação do injustificável: "[...]para os fiéis católicos, a hóstia consagrada é o corpo e sangue de Jesus Cristo, assim como o vinho eucarístico é o corpo e sangue de Jesus Cristo." Contudo, isso nunca existiu biblicamente.
Ora, se assim é — e é assim: para os fiéis católicos — o artigo não poderia , jamais, polarizar-se em favor dessa confissão. A qual, de passagem, está em inteira e total discordância bíblica, como os vernáculos originais o atestam. Isso de "Eucaristia" foi criado pela Igreja Católica...
[Em tempo: para que não haja dúvidas, eu nasci, fui criado e formado em lar católico tradicional. Porém, desde os sete anos, eu [que já estudava a Bíblia (Católica)] nunca consegui engolir os dogmas e doutrinas absurdos impostos pelo "Vaticano". E, graças ao Deus Verdadeiro, dela sai
Com vários outros dogmas e doutrinas antibíblicos, além de incontáveis "prescrições exegéticas e hermenêuticas" que nunca existiram em base bíblica, a Igreja Católica tem — para sua[dela] própria desgraça, bem assim, para a desgraça de seus bilhões de adeptos, apostatado da Verdade.
É incontestável que o nome correto do artigo deva ser ou Ceia do Senhor, ou Ceia do Senhor Jesus, ou Ceia do Senhor Jesus Cristo, ou Santa Ceia de Jesus, ou, ainda — como inteiro respaldo bíblicoPáscoa do Senhor Jesus Cristo, Páscoa do Senhor Jesus, ou Páscoa do Senhor.
É inadmissível, sob o aspecto da verdade bíblica e historiográfica, que a inventada denominação "Eucaristia" prevaleça sobre TODAS AS CORRETAS, fazendo com que os redirecionamentos impropriamente a essa espúria denominação prevaleça(!!!) sobre as demais comprovadamente corretas.
O muito que se poderia admitir nesse caso e nesse contexto, é fazer figurar, num reservado sub-tópico atinente aos usos de outras igrejas, um sub-sub-tópico com o nome "Nomenclatura Católica" ou outro.... Afinal, o nome da festa cristã em causa é Ceia do Senhor Jesus, a Bíblia o atesta.
Esta Wikipedia não pode, sob pretexto algum, fazer apologética dogmática e/ou doutrinária católica, numa despudorada declaração de preterição às confissões simples e impropria e pejorativamente ditas "protestantes", as quais, muito a propósito, são as igrejas mais próximas da primitiva.
As igrejas impropriamente ditas protestantes (pois o "protesto" houve historicamente, por Doutor Canônico Católico Martinho Lutero, que não pode mais suportar a incontável quantidade de pecados residentes no papado), sim, as protestantes derivam da "igreja primitiva", a genuína.
Abraço e boas contribuições, como o colega tem sempre procurado fazer.

Aainitio (At!) 20h08min de 5 de junho de 2018 (UTC)[responder]

Aainitio, se observa o artigo, há tópico para cada denominação/corrente/teologia. Se a da ICAR está mais desenvolvida, não é questão de parcialidade, mas de falta de desenvolvimento dos demais tópicos. Você pode ajudar a resolver isso, acrescentando informações verdadeiras, e referenciadas, no tópico que quiser. Adailton msg 21h48min de 7 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Observe que o artigo foi criado em 2004, com o título que mantém até hoje, e não vejo necessidade de alteração, apenas para satisfazer conveniência particular. Adailton msg 21h54min de 7 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Caro colega Adailton, agradeço suas considerações.
Como veterano do projeto wiki, a despeito de sua confissão pessoal de fé (que eu não indago aqui...), a questão é bastante, totalmente diferente.
O artigo está, tendenciosamente e, pois, erroneamente, CONFORMADO ao ideário católico romano, dominando-o até no nome. Esse equívoco difundiu-se em [quase] todas as wikis!
O nome do artigo, como está, pretende "abarcar" todos os nomes biblicamente verdadeiros, porque biblicamente respaldados, e isso não está correto. — Por que? — indagará, talvez o nobre colega. — Por isto... (responderei eu): o nome (e a prática correspondente, com a referente liturgia) são uma "criação da Igreja Católica Romana vários séculos após o nascimento e a difusão da verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo, a Igreja Cristã Apostólica Primitiva. Salvantes raríssimas exceções, os legítimos guardiães contemporâneos da fé cristã genuína são as igrejas cristãs decorrentes da reforma luterana, pois essas nada criaram que afetasse a pureza evangélica original. Então, prezado amigo, o nome MAIS abrangente deve ser Ceia do Senhor Jesus Cristo, Ceia do Senhor Jesus ou Ceia do Senhor, podendo, se julgado conveniente, OU incluir "Eucaristia" como um tópico de "Ceia do Senhor Jesus", OU criar-lhe um redirecionamento adequado, enviando-o a Ceia do Senhor Jesus Cristo. Desde já, cautelarmente, esclareço: esta não é (ou, pelo menos, não deve ser...) uma disputa doutrinária religiosa. Por, pelo menos, dois ótimos motivos: (1) isso não é doutrina; (2) não se trata de "religião", esta mesma uma fonte [humana] de confusão. Estamos a falar de um tema pertencente à dinâmica vivencial terrestre (depois, celestial, para quem crê) da Igreja do Senhor Jesus, independentemente de confissão / denominação / ministério. — Por que se dá isso? — pode, ainda, o colega indagar. — Por isto (acudirei eu): dada a hegemonia em poder, por parte da Igreja Católica Romana, houve [vejam-se, em tempos medievais e modernos, a "Inquisição, Tribunal de"; nos dias atuais, a "Congregação para a Doutrina da Fé", legitima legatária e sucessora do Tribunal de Inquisição medieval, que nunca se extinguiu de fato], sim, houve um sufocamento perpetrado às confissões cristãs "que não fossem católicas", consideradas sempre como de menos-valia, quando, na verdade, sob a óptica bíblica, o contrário é verdadeiro. Novamente, como lhe disse, não estou aqui discutindo "dogmas e doutrinas", que (como o perdão da força da expressão) servem apenas para escravizar o ser humano. Se o prezado amigo conhece, com profundidade, dos temas "História das religiões", "História das igrejas cristãs", verá que estou falando apenas a verdade.
Estude (antes de responder), estude refletida e imparcialmente o caso. Se o colega for católico (por favor, não o estou a indagar...), creio [pois eu nasci católico e o fui, com extremo zelo, até os 25 anos, antes de me encontrar com a Verdade] que será algo difícil aceitar ou compreender, compreender ou aceitar a Verdade...
Agradeço! Aainitio (At!) 23h29min de 7 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Aainitio, belos argumentos, mas no local errado, pois não é aqui que devemos discutir teologia. Aqui, penso eu, devemos discutir a construção do conteúdo do artigo Eucaristia. Você diz que o termo é invenção católica, porém, o mesmo também é usado pelas ICAO e pela Comunhão Anglicana, além de outras igrejas reformadas. Volto a dizer, se falta conteúdo, acrescente-o, com referências (que estão em falta neste artigo). Adailton msg 12h07min de 9 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Caro amigo e colega Adailton, novamente agradeço sua atenção. Não se trata de teologia, não. Longe disso. Trata-se de pureza e verdade bíblica. Com o devido respeito, não prosseguirei este tópico de discussão. Não prosperará em favor da verdade, pelo que me retiro.
Agradeço! Aainitio (At!) 01h00min de 10 de junho de 2018 (UTC)[responder]