Discussão:Eustórgio Wanderley

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 14 de março de 2011 de Sudias no tópico Curiosidade - Letra do Hino Nacional

Curiosidade - Letra do Hino Nacional[editar código-fonte]

Sou bisneta de Eustórgio Wanderley e sempre ouvi, nas reuniões familiares, muitas estórias curiosas e engraçadas sobre o "voinho". Mas tem uma estória, contada por minha avó (filha dele) e confirmada por meus tios e tias, a respeito de uma pequena colaboração do meu bisavô na letra do Hino Nacional, que me marcou a memória, apesar de nunca ter encontrado nenhuma referência histórica a esse fato.

Parece que, numa versão preliminar da letra de Osório Duque Estrada, um dos versos do hino seria assim:

"Fulguras, ò Brasil, JÓIA da América"

Sendo meu bisavô um poeta, além de professor de português, ele teria enviado uma carta ao Duque Estrada, sugerindo que a palavra JÓIA fosse substituída por PENDÃO, para que o verso ficasse mais harmonioso.

Verdade ou não, o "pendão" está lá no hino. Eu gostaria de pedir a ajuda dos editores desse verbete para tentar esclarecer a veracidade dessa estória, antes de incluir esse dado no artigo.

Obrigada!!

--Sudias Hi! 18h54min de 10 de março de 2011 (UTC)Responder

Eu aprendi florão, e é assim que está na letra atual, por mim consultada (para confirmar minha informação) em mais de um lugar. Polemaco - diga 19h30min de 10 de março de 2011 (UTC)Responder

Desculpa! Claro que é FLORÃO, eu é que me confundi. Mas a estória que me contaram na família é essa mesma, de que meu bisavô sugeriu trocar Jóia por Florão... --Sudias Hi! 16h03min de 14 de março de 2011 (UTC)Responder