Discussão:Exegese

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exegese( Do gr ek- egéomai) A etimologia desse vocábulo é sacar, tirar, arrancar. É uma prática da hermenêutica, em que o interprete procura extrair do texto o seu real significado, o pensamento do autor; o contrário da eisegese, em que o interprete procura injetar no texto o seu pensamento, alguma coisa que não está ali. Na exegese é necessário empregar a filologia, ou crítica textual, porque para compreender o texto, é necessário conhecer as línguas originais, contexto histórico, os costumes, e a cultura da época em que o texto foi escrito. Somente através da exegese, que serão evitados erros como anacronismos, falsas interpretações e principalmente heresias, que podem influenciar no destino eterno das almas e fazer com que as pessoas possam interpretar de maneira errônea o real sentido a que o texto é destinado.

o que é exegese[editar código-fonte]

É o princípio pelo qual se aplica métodos históricos , culturais , políticos e sociais para entender o motivo , causa , razão ou circunstâncias ocorridas em um texto literário com finalidade de aplicar-lo em qualquer época sem ferir o contexto .(wfm)

-- A exegese como dissertado aqui, está praticamente posicionando-a unicamente para o sentido teológico. Cabe dizer que esta teve aplicação nas ciências jurídicas, como posteriormente irei abordar. Só uma observação quanto à forma aqui tratada e que exegese cabe a um sentido mais amplo.