Discussão:Explosão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para quem entende sobre o assunto corrigir

No artigo sobre detonação consta que não se pode falar em motores de ciclo otto (motores comuns de automóveis) como motores a explosão e sim motores a combustão interna e afirma que não é explosão e sim deflagração.

Penso que há uma incoerência pois no artigo sobre explosão diz que deflagração é um tipo de explosão e no artigo sobre detonação diz que deflagração não é explosão.


No artigo sobre explosão:


"[...] Explosões são classificadas de acordo com essas ondas: em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração, em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma detonação. [...]" Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Explosão

No artigo sobre detonação:


"[...] Motores de combustão interna também são popularmente chamados de motores a explosão. Esta denominação, apesar de freqüente, não é tecnicamente correta. De fato, o que ocorre no interior da câmara de combustão não é uma explosão de gases, é uma combustão (queima controlada com frente de chama) ou deflagração. O que pode-se chamar de explosão (queima descontrolada sem frente de chama definida) é uma detonação dos gases, que deve ser evitada nos motores de combustão interna, a fim de proporcionar maior durabilidade dos mesmos e menores taxas de emissões de poluentes atmosféricos provenientes da dissociação de gás nitrogênio gerados durante a queima descontrolada. [...]"

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Detonação - Seção Motores a combustão interna


Qual artigo está correto? Ou esta observação é que está errada?