Discussão:Exsudação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caros co-editores,

Peço-lhes — aos especialistas e aos não-especialistas nas matérias — não realizem nem encorajem a realizar a proposta fusão. Os dois conceitos são absolutamente diversos per se, ainda que guardem algo em comum (que devemos, cautelosa e minuciosamente examinar!).

Mais: ambos os assuntos devem, por primeiro, ser remetidos a desambiguação. Isso é imperativo, pois ambos podem referir-se a mais de uma área do conhecimento, diversas entre si. Apenas para fixar idéias, para exsudação pode-se ter:

  • exsudação em [elemento(s)] de construção permeáveis dalgum modo, como as estruturas de concreto: falar-se-á em "Exsudação (engenharia)", por exemplo;
  • exsudação em [elemento(s)] de tecidos orgânicos, humanos ou não, como as havidas em processos infecciosos-inflamatórios: falar-se-á em "Exsudação (medicina)", por exemplo;
  • [Há outras mais...]

Semelhantemente, o produto da exsudação, o exsudato, recentemente editado por mim, merece o mesmo tratamento desambiguador, pois a cada exsudação acima corresponde um exsudato diferente, embora todas as exsudações (fenômenos de transferência entre fronteiras porosas, lato sensu) e, pois, todos os exsudatos guardem algo em comum.

Assim também ocorre com transpiração. Transpiração é conceito que merece necessariamente desambiguação, dando à luz as várias acepções em áreas diversas: em físico-química, em biologia geral, em medicinas etc..

De qualquer forma, fundir exsudação com transpiração, mesmo após a imperativa desambiguação, pelo exposto é absolutamente impróprio.

EgídioCamposDiz! 19h28min de 24 de Abril de 2008 (UTC)