Discussão:Fair use

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Se a wikipedia for gerada no EUA temos total direito de usar fair use, uma vez q estamos seguindo as leis dos EUA não? Caso isso não se aplique pq temos q respeitar as leis du BR se varios paises falam portugues? gabriel_teodoro (discussão) 22h13min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Legislação[editar código-fonte]

Não sei se a legislação brasileira deve ficar neste artigo ou se deveria ficar em outro próprio. gbitten 19:10, 10 Jun 2005 (UTC)

E eu acho que a legislação americana deveria ser traduzida, não? -- Clara C. 19:16, 10 Jun 2005 (UTC)

Eu nao vejo porque parar pra transcrever leis na wikipédia, só precisamos de uma explicação sobre ela.

Eu nao vejo porque parar pra transcrever leis na wikipédia, só precisamos de uma explicação sobre ela. Osias(Fale comigo) 20:19, 10 Jun 2005 (UTC)

Osias, são os trechos de lei mais significativos, no artigo na en.wiki tem o mesmo trecho. Porem se achar melhor posso tranferir as leis para o wikisource, porem neste caso terei que colocar a lei completa. Clara C., melhor que tradução direta seria explicar seu conteúdo e seu significado. O paragrafo inicial já faz um pouco disso quando explica os tipos de uso onde o fair use se enquadra. gbitten 20:27, 10 Jun 2005 (UTC)
Não acho que a parte "fair use na Wikipédia" seja relevante ao artigo em si. Então que se coloque isso em Wikipedia:Fair use. --Henrique@ 05:54, 11 Jun 2005 (UTC)
Apoiado. -- Get_It ¤ 12:42, 11 Jun 2005 (UTC)
Também acho meio desnecessário colocar o título "Fair-Use na Wikipédia". Proponho mudar para algo mais geral como "Fair-Use em Enciclopédias" e aí sim talvez citar o caso da Wikipédia. --FML oi 16:03, 13 Jun 2005 (UTC)
Sou contra, é uma informação válida para o artigo Fair use. gbitten 23:46, 13 Jun 2005 (UTC)
Também sou contra. Informa diretamente o leitor sobre quais wikipédias aceitam (ou não) o fair use, dando uma idéia da situação geral.

A seção "fair use na Wikipédia" deve sair. Que se crie uma página no domínio apropriado (wikipedia:fair use) ou se coloque uma seção apropriada no artigo Wikipédia, já que é um tema de grande debate. --E2m 05:37, 15 Jun 2005 (UTC)

Também concordo com a movimentação do artigo para Wikipedia:Fair use. Esta página será muito útil como centro das discussões sobre o assunto, votações passadas, etc. Mas, mais importante: o caso da wikipédia não é exemplo para ninguém. Este artigo deve tratar sobre o que é o Fair Use, mais nada. Até pensei que houvesse consenso, já ia para mover, quando vi os "sou contra". Peço-lhes que reconsiderem. -- Nuno Tavares 06:08, 15 Jun 2005 (UTC)

Enfim concordamos com algo, hein Nuno? :) --FML oi 13:23, 15 Jun 2005 (UTC)

Discordo - O fato de se citar o fair use na Wikipédia em nenhum momento se torna um assunto anti-enciclopédico.

Litrix Linuxer (discussão) 20h05min de 1 de maio de 2009 (UTC)LitrixLinuxer[responder]

Não me parece mais um esboço. Acham que vale a pena manter como tal? Lucio

Não é mais esboço. Podem retirar. abraço! --FML oi 20:51, 16 Agosto 2005 (UTC)

Ainda não existe a categoria Categoria:Fair use, e o artigo está adicionado nela...

Anne Valladares 17h43min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)

Afinal de contas...[editar código-fonte]

o Fair Use ajuda ou atrapalha a Wikipedia (e todos os seus usuários)?

--Danilo Martins 20h50min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Ajuda e muito. --Ryudo (discussão) 17h22min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Legislaçao Brasileira - o direito à imagem[editar código-fonte]

No Brasil, o direito à imagem é contemplado de maneira expressa no Código Civil, em seu capítulo II (Dos direitos da personalidade), artigo 20:

Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.

Portanto, o direito à imagem é resguardado de forma clara, feitas as ressalvas ao uso informativo e que não atinjam a honra ou a respeitabilidade do indivíduo."

"O direito à imagem, como atributo irrenunciável da personalidade, não se confunde com o do direito autoral do fotógrafo ou do criador intelectual da representação da imagem (concreta ou abstrata) de um indivíduo. Portanto, o direito do criador da imagem diz respeito à autoria, já o direito do retratado encontra-se no uso de sua imagem, sendo dois direitos distintos, exercidos por pessoas distintas e com existência jurídica distinta. O uso da imagem de um indivíduo ocorre, basicamente, de duas maneiras, a autorizada e a não-autorizada. O uso consentido pode se dar em três modalidades:

gratuita mediante consentimento tácito gratuita mediante consentimento expresso paga mediante consentimento condicionado à gratificação financeira A primeira modalidade de uso (gratuita com consentimento tácito) ocorre quando a imagem é utilizada por veículos de informação (periódicos, emissoras de televisão, livros) e representa personalidades públicas ou notórias (e pessoas que estejam por sua livre vontade próxima a elas, quando o consentimento é presumido).

--Liclopes (discussão) 14h11min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

Fair use na Wikipedia em Português[editar código-fonte]

Já que a Wikipedia em Português limou todas as imagens com copyright por medinho do Fair Use, não seria bacana colocar neste verbete um tópico sobre "Fair Use na Wikipédia em Português", explicando ao leitor por que não usamos? --Hatredman (discussão) 20h47min de 13 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Não, textos internos e artigos não se misturam. --Mister Sanderson 20h54min de 13 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]