Discussão:Fernando Figueiredo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 18 de março de 2009 de Diocese de Santo Amaro no tópico biografia de Dom Fernando

O verbete foi protegido devido a insistencia do usuario em incluir informação não enciclopedica (tinha até telefone e cep). O usuário já foi avisado. Tumnus msg 16h28min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bom dia usuário tumnus, gostaria de alterar uma frase no texto "fernando figueiredo", logo no inicio, a frase é esta: Apresenta e participa de vários programas de televisão na Rede Vida, assim como é o celebrante principal das missas do padre Marcelo Rossi. A forma correta é: Celebrante das missas no Santuário mãe de Deus tendo como Co-Celebrante o Padre Marcelo Rossi aos Sábados, transmitidas ao vivo pela Rede Vida de Televisão e aos Domingos pela Rede Globo de Televisão. É apresentador de Diversos programas pela Rede Vida e pela RedeTV. Gostaria da Sua Opinião, para não termos novamente alguns erros para assim evitarmos o bloqueio novamente da página. --Diocese de Santo Amaro (discussão) 12h16min de 8 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bom Dia Caríssimo administrador, conforme solicitação de Dom Fernando, venho através desta solicitar que seja acrescentado no nome que está logo no início do texto, ele deverá ficar "Dom Frei Fernando Antônio Figueiredo", e pesso também que mude o título da página que está somente Fernando Figueiredo e deixe-o da mesma forma. Desde já agradeço a atenção.--Diocese de Santo Amaro (discussão) 10h46min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

Incluí o Dom Frei no início do artigo, e mudei a ligação Universidade Católica do Paraná para Pontifícia Universidade Católica do Paraná (se isso está errado é só tirar). Quanto a mover o título, segundo o livro de estilo deve ficar no nome do biografado (preferencialmente no mais conhecido), sem títulos honoríficos ou outros modificadores. Coriakin tlk 11h04min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

Bom dia Caríssimo Administrador Coriakin, Estou Novamente recorrendo a Vossa Excelência pois gostariamos de acrescentar na página de Dom Fernando, uma foto dele, nós já inserimos a foto no cummon e está com o nome dele, peço a sua ajuda para que o mesmo seja realizado pois ainda somos inesperientes na edição do wikipédia e não sabemos como proceder para que seja possível o mesmo. A foto tem procedência e está autorizada pelo mesmo para ser colocada na página, somos a Mitra Diocesana de Santo Amaro cnpj 60.909.843/0001-37, Onde Dom Fernando é presidente (Bispo Diocesano), Desde já agradeço novamente a atenção e a força que tenho certeza que você nos dará para que nosso objetivo seja alcançado, Um Grande abraço. --Diocese de Santo Amaro (discussão) 12h36min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

Sr. Diocese de Santo Amaro eu não sou administrador, sou novato também e não sei fazer muitas coisas ainda. Não sei como colocar fotos lá no commons, mas sei como ligar a imagem aqui!
Na caixa de edição tem um botão (que parece um quadro numa moldura), que quando pressionado coloca [[Ficheiro:Exemplo.jpg]] no local do cursor. Basta substiruir o nome do arquivo (Exemplo.jpg) pelo nome da imagem carregada lá no commons. Já vi em alguns artigos que é possível dimensionar a imagem, colocar na direita ou na esquerda e mais algumas coisas. Eu tentei Fernando Antônio Figueiredo.jpg e Fernando Figueiredo.jpg mas não tem esses arquivos lá. Sds Coriakin tlk 13h55min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

biografia de Dom Fernando[editar código-fonte]

Boa tarde Caríssimo administrador Dantadd, venho mais uma vez consulta-lo pois gostaríamos de acrescentar a biografia de Dom Fernando Figueiredo no texto da Wikipédia, Vou até vc para saber se tem alguma restrição no texto no qual deva ser mudado, segue asseguir o texto da biografia: Na quinta-feira, 19 Fevereiro de 2009, foi eleito para ocupar a cadeira 36 da Academia Paulista de Letras, cujo patrono foi o jornalista e escritor Euclides da Cunha.

Recebeu 34 dos 38 votos dados na ocasião. Com a eleição de dom Fernando, a Academia preenche novamente as 40 cadeiras.

Lema de seu episcopado: Serviço do Evangelho”, inspirado em S. Agostinho.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, bispo de Santo Amaro, nasceu na cidade de Muzambinho, MG, no dia 1º. de dezembro de l939.

Seu pai também mineiro, Andrelino Luiz de Figueiredo, faleceu no dia 10 de maio de l982 e sua mãe Josefina Diotisalvi Figueiredo, nasceu na Itália na cidade de Lauria, na Basilicata, e faleceu no dia 03 de setembro de l993, com a idade de 95 anos.

Teve cinco irmãos, dos quais só uma irmã está viva e mora atualmente em Curitiba-PR, onde Dom Fernando passou bom tempo de sua infância e juventude.

Após os estudos normais, aos l7 anos sentiu o forte chamado para a vida religiosa e sacerdotal. Trabalhava durante o dia e estudava a noite, fazendo mais tarde a Faculdade de Ciências Econômicas junto aos franciscanos que a mantinham no Colégio Bom Jesus. Este apelo à vida consagrada nasceu da leitura das obras do monge cisterciense Thomas Merton, as quais lia todo impregnado de amor ao Senhor Jesus. Orientado por um católico, muito ligado à Igreja e à Comunicação Social, Sr. Ângelo Dallegrave, logo começou a fazer parte da Ordem Terceira Secular de s. Francisco de Assis, hoje denominada Ordem Secular Franciscana.

Continuava a estudar à noite e a trabalhar durante o dia, dedicando-se totalmente nos finais de semanas a trabalhos de evangelização como membro da Ordem Secular e da Legião de Maria.

Aos 22 anos de idade foi para o noviciado da Ordem Franciscana, fazendo no final do ano sua profissão simples de vida religiosa. Mais tarde faria sua profissão solene e em l967 foi ordenado sacerdote. Foi logo enviado para fazer estudos de especialização em teologia dogmática e patrística, primeiramente na França, onde fez sua licenciatura, e mais tarde em Roma, onde defendeu sua tese de doutorado com o título: “S.. Justino e a visão do homem”.

Regressando ao Brasil no ano l973 foi professor em Petrópolis-RJ de l973 a l984. Neste período foi mestre dos estudantes franciscanos que faziam a filosofia e a teologia e nos anos de l982-l984 foi pároco em Piabetá, na Baixada Fluminense, nos finais de semana. Sempre exerceu uma atividade pastoral, seja na França na cidade de Chaponost, periferia de Lyon e em Guidonia numa pequena cidade, perto de Roma.

Em l984 foi escolhido como bispo auxiliar de Teófilo Otoni, onde um ano mais tarde foi eleito como bispo coadjutor de D. Quirino Schmidt, o qual o sucedeu em l986 como bispo diocesano.

Em l989 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como primeiro bispo diocesano da recém criada diocese de S. Amaro na grande cidade de S. Paulo. Neste período foi responsável pelo Secretariado de Cultura da Conferência Episcopal da América Latina, tendo de ir periodicamente a Bogotá, Colômbia.

Simultaneamente exerceu a função de membro e mais tarde presidente da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB, por 12 anos. Nestes últimos anos foi Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997). Foi nomeado pelo Santo Padre como membro em Roma do Pontifício Conselho de Cultura, pelo período de 4 anos e da Congregação para o Clero. Foi confirmado neste cargo por mais 4 anos pelo Papa Bento XVI, que o nomeou igualmente como membro da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos para o Sínodo da América, devendo ir periodicamente a Roma. Durante oito anos exerceu a função de presidente da CNBB do Estado de S. Paulo, que reúne mais de 45 bispos. D. Fernando A. Figueiredo escreveu diversos artigos e estudos em várias Revistas Teológicas e, no campo da cultura, organizou diversos simpósios, em âmbito latino-americano. Publicou sua tese doutoral: “O homem na visão histórica do mártir s. Justino” (Roma 1973 – Petrópolis, Ed. Vozes 1978). Sua obra, em três volumes, “Curso de Teologia Patrística”, em que discorre sobre a Vida e o Pensamento filosófico e teológico da Igreja nos seus primeiros séculos, é muita utilizada tanto no Brasil como em outros países, principalmente, na formação dos futuros sacerdotes que desejam conhecer as fontes da vida cristã. Publicou reflexões sobre “Evangelização, Conversão-Testemunho”. Será lançada pela Ed. Vozes em março deste ano uma nova obra sobre temas filosóficos e teológicos dos escritores dos primeiros anos da vida da Igreja. Ademais, fez a tradução do grego e enriqueceu com comentários a obra de s. Cirilo de Jerusalém: “Catequeses pré-batismais” s.IV) e outras obras dos escritores cristãos dos primeiros séculos, como: “O Sacramento do Batismo” segundo Tertuliano (III s.); Supervisão, introdução e notas da “Carta a Diogneto” (II s.); de s. Ambrósio: “A Virgindade” (s.IV); De s. Gregório de Nazianzo: “Discursos Teológicos” (s.IV); De s. Basílio Magno: “As Regras Monásticas” (s.IV); Uma síntese de textos : “Os Padres da Igreja e a Questão Social” e outros estudos e traduções.

Hoje, ele busca continuar seu trabalho de evangelização através dos Meios de Comunicação Social, seja o Rádio, a Televisão, com a Missa na Rede Vida e na TV Globo com Pe. Marcelo Rossi, e na Internet. Um abraço--Diocese de Santo Amaro (discussão) 19h32min de 18 de março de 2009 (UTC)Responder