Discussão:Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Untitled[editar código-fonte]

Os artigos de cada pesquisa são muito esplicitos! Este site está sem dúvida muito bem elaborado e ajuda qualquer pessoas em praticamente qualquer tipo de trabalho, ou questão. Parabéns aos responsáveis pelo site.

O artigo afirmava que o ferro no núcleo da terra é o motivo do campo magnético terrestre. Isso não está correto. No núcleo a temperatura é muito superior a temperatura em que o ferro produz um campo magnético. A razão da existência deste ainda não é explicada completamente. (*Fonte - Halliday - Resnick - Krane, Física 3, editora LTC, 5ª edição, pág 268)


No item "História", parágrafo 6, final, afirma-se «O produto resultante, apresentando uma camada superficial de aço, era menos duro e mais frágil que o bronze». O "menos" e o "mais" não estão trocados? Não há-de ser "mais duro e menos frágil que o bronze"?

Física nuclear[editar código-fonte]

Acho que falta dizer no artigo que um dos isótopos do ferro é o núcleo mais estável de todos, ou seja, a fusão nuclear é exotérmica até chegar ao ferro, e endotérmica a partir dele. Um dos cenários de fim do mundo é um Universo formado apenas de ferro - se o protão for estável. Albmont (discussão) 13h22min de 4 de Abril de 2008 (UTC)

Revisão do artigo[editar código-fonte]

Realizei uma revisão geral do artigo, que continha muitos erros de redação. Um outro ponto da revisão foi a retirada de uma frase que veio do artigo em espanhol e sem tradução. No capítulo sobre História, havia uma frase dizendo: "Em 1826 o alemão Friedrich Harkot construiu um alto forno sin mampostería para humos." O trecho em espanhol literalmente significa "sem alvenaria para fumaça", mas não encontrei referências para isto em outras versões deste artigo, nem no artigo sobre altos-fornos. Preferi retirar a frase até que algum técnico da área identifique uma forma razoável de exprimir isto. Claudio M Souza (discussão) 03h04min de 21 de agosto de 2013 (UTC)