Discussão:Ferro fundido

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esse artigo está errado. Ferro fundido é qualquer peça inteiriça feita de ferro através do processo de fundição e molde. A liga feita de ferro e carbono chama-se aço carbono.

_________________________________________________________ Está errado, porém o colocado na discução também encontrasse errado. Ferro fundido, ou simplesmente Fofo, contém carbono sim, e pode chegar até a 20% do composto. Aliás, o Fofo é uma liga de Ferro (Fe), Carbono (C), e Silício (Si). Sendo esse Silício com funsão de grafitizante do Carbono. Podendo também ser adicionado na liga o Manganês(Mn), o Cromo (Cr), o Vanádio (V), e outros...

__________________________________________________________ Sendo uma liga, portanto, não trata-se mais de ferro puro, devendo dessa maneira ser denominada pela nomenclatura correta. Fofo, aço carbono, aço inox, constantan, alumel, bronze, entre muitos outros, são nomes de LIGAS METÁLICAS, que são compostas por MAIS de um tipo de átomo metálico. Ao se dizer alumínio fundido, por exemplo, está sendo feita referência, simplesmente, à alumínio fundido. Da mesma forma que ao se falar em ferro fundido, estamos falando de ferro e nada mais. Qualquer liga deve ser referida pelo nome adequado ou composição.

__________________________________________________________ Todos os comentários acima estão corretos, mas faltou a seguinte condição para o termo Ferro Fundido que na verdade depende da quantidade de carbono existente em sua composição. Quanto mais carbono na composição, mais se indica a denominação "Ferro Fundido" e a existência de Silício e Manganês em sua composição, em muitos casos, é devido ao processo de fundição no preenchimento do molde ou modelo e a resistência mecânica exigida para a peça fundida. E juntamente com os elementos de liga e a quantidade de carbono, ele se difere por ser Aço Fundido, Ferro Fundido Nodular, Ferro Fundido Cinzento, Ferro Fundido Branco (sendo o último com o maior teor de carbono de todos).


________________ Gostaria de deixar o meu entender sobre o assunto como estudante de engenharia de materiais, na esperança de esclarecer algumas informações.

A respeito do primeiro comentário da discussão: ligas cuja composição incluem principalmente, mas não exclusivamente, os elementos ferro (Fe) e carbono (C) podem ser classificadas em dois principais grupos: aço carbono (ligas cuja porcentagem em massa de carbono é inferior a 2%) e ferros fundidos (ligas cuja porcentagem em massa de carbono é superior a 2%). Essa informação pode ser verificada no livro "Ciência e engenharia de materiais - uma introdução", 7a edição, do autor Callister.

A respeito do segundo comentário, não está errado, mas peço que seja mais específico, mais completo. Somente é possível dissolver 20% de carbono em ferro se esses 20% forem atômicos, não em peso. Para porcentagem em peso(que é a mais usada na indústria), o limite de solubilidade de carbono no ferro é de 6,67%, mas nenhuma liga comercial chega a ter tanto carbono. Novamente segundo Callister ferros fundidos geralmente contêm entre 3% e 4,5% de carbono em peso. Ressalto que as porcentagem em peso e atômica são a mesma informação, mas representadas de formas diferentes. 0% de carbono é 0% tanto em peso quanto atômico, mas 25% de carbono atômico equivale a 6,67% de carbono em peso. A informação sobre adição de silício para grafitização está correta. Nos ferros fundidos cerca de 1 a 3% de silício (em peso) é adicionado para permitir a formação de carbono na estrutura do material. Caso contrário o carbono reagiria com o ferro para formar outro constituinte, conhecido como cementita (Fe3C), cujas propriedades físicas e químicas diferem imensamente do carbono grafite.

A respeiro do terceiro comentário, sua argumentação faz sentido, mas comercialmente as ligas de ferro com mais de 2% em peso de carbono são conhecidas como ferro fundido, independentemente se o material está no estado líquido ou se foi produzido via fundição. Mesmo em artigos científicos o termo ferro fundido refere-se a essas ligas descritas. Como o termo está bem consolidado acredito que não seja interessante tentar alterá-lo.

O quarto comentário está correto, só ressalto que existem limites bem definidos nos quais uma liga é chamada de aço ou ferro fundido, conforme foi comentado e está descrito no artigo atualmente

Importante: a tabela no cando direito do artigo onde se diz "Fases das ligas à base de ferro" contêm um erro conceitual. Bainita, esferoidita, perlita, e ledeburita não são fases, são microconstituintes. Por exemplo, perlita é uma estrutura de lamelas (camadas) alternadas de ferrita e cementita, e esses dois últimos por sua vez são fases. ____________