Discussão:Fome Zero

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Duas coisas,

1, acredito que a sessão qualidades desse artigo tá totalmente mal escrito e parcial em favor ao programa. Nao sou contra o programa, mas acho que não se devem usar expressões como "Convém mencionar que fome não espera, e cidadão algum pode aguardar um ano, seis meses, ou quem sabe algumas semanas sem se alimentar" num artigo informativo.

2, acho relevante adicionar informações desse artigo aqui: http://www.actionaid.org/docs/hungerfree_scorecards.pdf e esse http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100913_fome_ranking_rg.shtml (são similares, um é um estudo publicado por uma ONG que busca combater e fome e o outro é um artigo da BBC que o-comenta)

Cade os valores (R$) investidos em cada ano ?

Não sou editor cadastrado da Wikipédia, mas gostaria de sugerir que fosse acrescentado esse trecho abaixo ao artigo. O trecho que eu estou propondo como acréscimo consta em um documento já citado nas referências deste artigo (tratasse do item 2 das referências). Acho que seria importante acrescentar isso, uma vez que pra muita gente não fica muito claro do que se trata o programa, mesmo depois de ler o atual artigo. No entanto, a partir do momento em que são citados os programas menores que compõem o Fome Zero, pode-se ter uma noção de que o programa como um todo - ou os pequenos pequenos programas que o compunha originalmente, portanto a base estrutural do programa - ainda existe, mesmo que o atual governo tenha direcionado esforços e exposição pro Bolsa-Família, que acabou se tornado o carro-chefe Fome Zero.

Eu sugiro algo como o que está abaixo, mas adaptações diversas desse modelo fariam o mesmo efeito.

Obrigado pela atenção e desculpem se descumpri alguma regra da Wikipédia com a minha sugestão.



Programas Sociais que compõem o Fome Zero[editar código-fonte]

Transferência de renda:

Bolsa Família


Programas de alimentação e nutrição:

Alimentação Escolar (PNAE)

Alimentos a grupos populacionais específicos

Cisternas

Restaurantes populares

Bancos de Alimentos

Agricultura urbana/Hortas comunitárias

Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan)

Distribuição de vitamina A (Vitamina A+)

Distribuição de ferro (Saúde de Ferro)

Alimentação e nutrição de povos indígenas

Educação alimentar, nutricional e para consumo

Alimentação Saudável/Promoção de Hábitos Saudáveis


Incentivos Fiscais:

Alimentação do Trabalhador (PAT)


Redução dos tributos:

Desoneração da cesta básica de alimentos

Fortalecimento da agricultura familiar

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)

Garantia-Safra

Seguro da Agricultura Familiar

Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA)


Geração de Renda:

Qualificação social e profissional

Economia solidária e inclusão produtiva

Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad)

Organização produtiva de comunidades (Produzir)

Desenvolvimento de cooperativas de catadores

Micro crédito produtivo orientado


Articulação, mobilização e controle social:

Casa das famílias – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Mobilização Social e educação cidadã

Capacitação de agentes públicos e sociais

Mutirões e doações

Parcerias com empresas e entidades

Controle social – conselhos da área social


Dúvida/Pergunta[editar código-fonte]

Boto (coloco) ou não boto a categoria:Programas sociais? Tem alguma coisa há ver a categoria:Programas sociais? (tem sentido colocar ou não? (combina ou não?))). Eduardo Pazos 21:21, 23 Março 2007 (UTC)

tem sim. A fome, diretamente ou indiretamente, é um problema social, portanto, para resolver esse problema social, foi criado o programa social Fome zero (usuária sandrajg, 13 anos)

Nomes de políticos[editar código-fonte]

Vou retirar do artigo todos os nomes de politicos (de qualquer partido) , como fiz no Bolsa Família.

"Um dos problemas mais citados por tanto por críticos como por apoiadores do PBF (e de outros programas sociais similares) é que há, por parte dos políticos governantes, uma imensa capacidade de transmutar os benefícios da política social providas pelo Estado - e pagas por toda a população brasileira economicamente ativa - em uma ajuda dada pelo governante de turno, o que retira a política social do âmbito das relações sociais na esfera pública, e abre suas portas para o uso clientelístico e partidário. NazaréDasFarinhas (discussão) 15h54min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)

Tempo verbal[editar código-fonte]

O artigo fala do programa como se ainda existisse "é um programa", "é coordenado", etc. Porém, termina dizendo que o programa foi incorporado a outro: "No processo de revisão e ampliação dos programas sociais do governo federal, o programa Fome Zero acabou sendo incorporado pelo bem-sucedido Bolsa Família". Não fica claro se o programa ainda existe ou não. Caso não exista, sugiro a colocação dos demais termos no passado. "Foi um programa", "Foi coordenado", etc. Caso ainda exista, seria bom citar isso explicitamente: "No processo de revisão e ampliação dos programas sociais do governo federal, o programa Fome Zero acabou sendo incorporado pelo bem-sucedido Bolsa Família, mas o programa ainda conta com independência <citar em que aspecto>". A confusão ainda é reforçada pois o site oficial do programa leva apenas ao ministério, e não há lá qualquer informação sobre o programa em si.