Discussão:Gnose

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sinto dizer , mais nao consegui entender muito bem o que quer dizer gnose.


A National Geographic, em reportagem sobre o Evangelho Segundo Judas, coloca esse texto como sendo um texto góstico, e apresenta algumas informações sobre a gnose: Os primeiros cristãos, conhecidos como gnósticos, cujas crenças se refletem no evangelho de Judas, não eram um grupo homogêneo - estudiosos até debatem se as diversas ramificações dos gnósticos devem mesmo ser agrupadas sob um só título. A idéia gnóstica de que os indivíduos carregam dentro de si uma fagulha divina pode muito bem ter existido antes do cristianismo. Mas, depois da época de Cristo, vários gnósticos adotaram Jesus como seu salvador - como o homem que contou a verdade sobre Deus para a humanidade - e portanto passaram a se considerar cristãos. No entanto, eles enxergavam o papel e os ensinamentos dele de modo bem distinto dos cristãos ortodoxos.

Então, onde Jesus se encaixava na cosmologia gnóstica?

Muitos gnósticos acreditavam que Jesus foi enviado à Terra para falar à humanidade sobre um Deus gentil, amoroso e condescendente, muito diferente do Deus severo, vingativo e criador do Antigo Testamento. Como os gnósticos não conseguiam harmonizar os dois aspectos opostos do divino em um único Deus, acreditavam que devia existir outro deus além do criador.

Chegaram a enxergar este segundo Deus maior como a mente divina que, no início dos tempos, teve idéias que ganharam vida própria e se transformaram em entidades divinas conhecidas como Aeons. Os Aeons viviam no Pleroma, ou amplidão de Deus, que era um tipo de éter celestial ou reino de luz. Uma dessas idéias transformadas em substância era a Sabedoria, chamada "Sophia". Ela começou a pensar e a ter idéias próprias, então criou um novo ser sem consultar a mente divina, e sem sua aprovação. Este ser ficou conhecido como Yaldobaoth, e foi chamada de demiurgo, ou criador.

Os gnósticos acreditavam que Yaldobaoth era o responsável por criar Adão e Eva a partir do barro de dar-lhes o sopro da vida. O espírito do criador, uma aberração no mundo puro da mente divina, introduziu a maldade no mundo. Mas também carregava a essência de Sophia, e exalou um pouco dessa divindade em Adão e Eva quando os trouxe à vida. Toda a humanidade herdou esta fagulha divina.

O papel de Jesus na Terra, de acordo com os cristãos gnósticos, era explicar à humanidade sua descendência do divino. Com esta informação, e olhando para dentro de si para descobrir a fagulha divina, um gnóstico é capaz de ser reunir com o divino e viver na amplitude de Deus.

Elizabeth Snodgrass O link é esse aqui: http://nationalgeographic.abril.com.br/ngbonline/evangelho/saibamais.shtml


Excelente definição! Parabéns!!! :) Giotto 15:12, 9 Julho 2006 (UTC)



Gnose é um conhecimento secreto e profundo, de natureza mística. Só é possivel conhecê-la ou entendê-la depois de muitas reflexões. Ela é recebida de forma mística, não verbal, e seu conhecimento não se encontra em livros e nem se obtem em palestras.

Estude as palavras dos Sábios: Jesus, Buda, Krisha, Maomé e poderás vislumbrar algo da Gnose Autêntica.

LED

o artigo sobre a gnose está realmente imparcial... se alguem tem tempo, por afvor a modifique... aliás, eu nao sei porque o que está aqui na discussao nao foi para o artigo principal, pois contribui e muito para o entendimento correto... thiago araújo

O texto do artigo parece que foi escrito por uma pessoa que realmente conhece o que é gnose.


Explicação, a técnica e um exemplo:

Gnose, um conhecimento vindo do interior de cada indivíduo. Para ter acesso a ele, o indivíduo, deve eliminar de si, os egos, travas que lhe impedem de ver a verdade. Os egos são os "responsáveis" pelos "comandos" do indivíduo, a própria mente. Porém, dentro destes egos, quando eliminados, fica a essência, que dará continuidade a estes comandos, agora de forma sábia, pura e agindo conforme a verdade que é única. Cada Ser pode ter acesso à toda a verdade, exige-se para isso a completa nulidade dos egos, o que depende de trabalhos voluntários de eliminação dos milhares e milhares de egos. Diz-se de uma técnica que ajuda. Apenas, cabe ao indivíduo, quando da atuação destes egos, eliminá-los com petição aos seus poderes internos da seguinte forma: "Mãe Divina, elimine de mim, agora, este ego, pulverize-o". A certeza do sucesso desta operação juntamente com a meditação, (prática de levar a mente ao pensamento zero por determinados instantes) , levará o indivíduo à sabedoria, fé, enfim... ao conhecimento superior(do grego:gnose).Os efeitos surgem na vida do indivíduo. Exemplo pode ser dado quanto ao ego da gula, este faz com que o indivíduo coma além da sua necessidade levando-o a doenças e forma desproporcional. Quando aplicada tal técnica, ou seja, toda vez que o indivíduo for ingerir algum produto que não benéfico(necessária) ao seu organismo, o indívíduo deve detectar neste momento a ação de tal ego manifestando na vontade de ingeri-lo. Aplica-se, então a técnica. Tal como qualquer animal que não quer morrer, vai haver reação. Esta por sua vez se fará no retorno deste ego, agora com novas e mais fortes vontades de agir, ou seja, a gula agirá com mais intensidade. Aplica-se novamente a técnica. É uma guerra onde vai vencer o mais forte. Se o indivíduo não age, age o ego, vencendo como sendo o mais forte. Se o indivíduo vencer, surge o resultado, corpo saudável e bonito. Conselho: seja vc o mais forte. Pode não ser fácil, más é simples.