Discussão:Guitarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa




Untitled[editar código-fonte]

Que tal fazermos um artigo Guitarra e outro violão? --E2m 22:28, 15 Fev 2005 (UTC)

Apoiado. --Marcelo Schlindwein 00:39, 16 Fev 2005 (UTC)

violão[editar código-fonte]

Como já vi que pensaram nisso, vou jogar este artigo para o título de violão em breve. E vou fazer outro sobre a Guitarra elétrica, conhecida como Guitarra por aqui.. E sobre o artigo sobre guitarra, oque pensam que deve ter.. Acho que deve ser pesquisada a história da guitarra.. E outra seção seria a parte pra falar de técnicas.. mas a parte da história abrange muita coisa.. e não é a parte que mais me agrada fazer ..rs.. Quais são suas idéias? --Gabrielt4e 01:54, 12 Janeiro 2006 (UTC)

Não não vais. Se não joga-se o artigo Trem para Comboio. Em que é que o violão difere da guitarra? -- Nuno Tavares 02:09, 12 Janeiro 2006 (UTC)
Não sei ai em Portugal Nuno, mas aqui é tudo. O som/timbre são diferentes. A Construção de ambos são diferentes. Quem toca sabe.. rs.. E ver uma foto de um violão em um artigo de guitarra, pra um brasileiro é estranho demais. Gabrielt4e 05:04, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Separação: Violão-Guitarra[editar código-fonte]

Eu tb acho mais plausível separarmos, pois a guitarra elétrica é um instrumento tão (ou mais) rico que o violão acústico, e possui uma história e evolução muito extensas. A guitarra não é uma mera "adaptação" do violão. Kendo666 03:00, 2 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu concordo com a separação, mas ambas as histórias são ricas. Cada um dos instrumentos têm suas particularidades. E eu não tenho certeza.. Mas acho que o violão é bem mais velho que a guitarra.Gabrielt4e 05:06, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Sim, essa separação não só é bem-vinda como parece que já foi feita (vide artigo violão_erudito). Na wiki em Inglês também estão separados (por aquelas bandas o violão chama-se guitarra clássica [[1]]. Quem toca sabe que apesar de pertencerem à mesma família são instrumentos distintos, com técnicas e sonoridades particulares. Me dá calafrios só de pensar em ouvir Villa-Lobos na guitarra e Angus Young no violão. Entretanto sugiro que se mova o artigo violão erudito para apenas violão uma vez que aquele é apenas um caso particular deste. Charley 15:35, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu nem sei quem fez a divisão. Mas me pareceu bom. E também acho que o violão erudito, pode ser uma seção do Violão.. aqui no caso Guitarra...Gabriel:ahn? 23:57, 1 Março 2006 (UTC)
Fui eu quem criou o artigo específico sobre violão erudito. Entretanto, já que o violão terá um artigo próprio e digno de sua história (que remonta a J. S. Bach e seu alaúde), acho justo que o violão erudito entre como uma subseção do artigo sobre o violão. A guitarra evoluiu da eletrificação do violão, mas se diferenciou dele tanto quando o ser humano do macaco. Rodrigo César Diasmsg 19:54, 18 Mar 2006 (UTC)

Sobre erro no artigo - quanto à origem da guitarra elétrica - de madeira maciça[editar código-fonte]

A guitarra de madeira maciça surgiu não apenas porque os captadores dispensam a necessidade de uma cavidade de ressonância, mas porque tal cavidade acústica prejudicava a amplificação elétrica do som, criando microfonia (efeito indesejável e agudo) e/ou bojo (efeito indesejável grave). Pensando em evitar isso Leo Fender a Fender Broadcaster - que mais tarde foi fabricada sem nome (modelos conecidos hoje como No Casters) e posteriormente com o nome de Fender Telecaster. A Gibson Les Paul e a Fender Stratocaster são invenções posteriores. Como referência destas afirmações há os artigos da Enciclopédia de Oxford - edição de 1991 - e os artigos relacionados à Fender na própria Wikipedia.