Discussão:História da aviação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 9 de agosto de 2012 de Lgtrapp no tópico Louis Blériot
Ex-artigo destacado História da aviação é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
26 de maio de 2009 Revalidação de artigo destacado Despromovido
7 de março de 2015 Candidato a artigo destacado Não promovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Wilbur, que wilbur??[editar código-fonte]

Thomas Selfridge tornou-se a primeira pessoa a morrer em um avião em vôo em 17 de setembro de 1908, quando Wilbur colidiu seu avião de dois passageiros em testes militares em Fort Myer, Virgínia. Ainda em 1908, Madame Hart O. Berg tornou-se a primeira mulher a voar, voando como passageira com Wilbur Wright em Le Mans, França.

Falta o sobrenome do individuo (apesar de ser meio obvio)...

--200.101.247.196 20:47, 3 Dezembro 2006 (UTC)


ips a bloquear[editar código-fonte]

peço a todos que rastreiem o ip abaixo, veja detalhes que o cara fez no histórico. o comentário precedente não foi assinado por Abmac (discussão • contrib.)

  • 200.204.78.254
O dado usuário tem somente uma edição em suas contribuições. Isto não justifica um bloqueio, creio eu. Leslie Msg 08:42, 7 Outubro 2006 (UTC)
  • 201.58.105.184
Pela falta de respeito com os aviadores e historiadores que contribuíram com este artigo, ao xingar e usar palavras de baixo calão (ver histórico). Hippólyto (discussão)


Eu acredito que, como esse é um artigo destacado, que deveriam ser proibidas as contribuições de usuários não cadastrados para evitar potenciais vandalismos. Hippólyto (discussão)

Repetição de termos[editar código-fonte]

"Ao longo da história" é um termo repetido no início do artigo, vou dar uma editada. Fernando S. Aldado

O Wienerische Diarium não é um livro, mas um jornal (periódico), como o proprio nome sugere. Atualmente é o Wiener Zeitung, o mais antigo jornal ainda em circulação.

http://www.wienerzeitung.at/

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/1296501-1297000/1296684/1296684_1.xml

2:17, 4 Setembro 2005 Edusilva



Estarei iniciando uma seção correlata a história da aviação entitulada "Museus Aeronáuticos". A todos que tiverem material sobre onde encontrar aviões preservados, estão convidados a colaborar. H.Coelho


Artigo em Inglês[editar código-fonte]

Sei que aqui não é o local mais apropriado para discutir a respeito, mas eles mal citam Dumont, além de alegarem que ele usara um modelo "baseado em desenho dos Wright". Poderiamos nos esforçar para, pelo menos, lá garantir a verdade sobre Dumont? Tonyjeff 18:07, 1 Fevereiro 2006 (UTC)

Artigo em Português[editar código-fonte]

Apesar de constar no inicio da discussão que esse é um artigo modelo para a wikipédia temos várias citações como: vários criticos, onde não encontrei nenhuma referencia sobre tais criticos. Parece para mim muito facil apresentar tais citações sem as devidas referencias principalmente quando falam do Brasileiro Santos Dumond. Usuario Jsppires 17:35 Janeiro 2008

História da aviação brasileira[editar código-fonte]

propõo a geração de um artigo história da aviação brasileira... que acham alexandre abmac 13:25, 5 Outubro 2006 (UTC)

Santos-Dumont - nacionalidade[editar código-fonte]

Porque a expressão: "franco-brasileiro"? Alberto Santos Dumont nasceu no Brasil em Minas Gerais, e seus avós é que eram franceses. Seu pai, Henrique, também nasceu no Brasil.

Salvo engano porque ele recebeu a cidadania francesa. Além disso, ele costumava assinar "Santos=Dumont" (ao invés de Santos-Dumont) numa referência de amizade e colaboração entre o Brasil e a França. Hippólyto (discussão) 21h10min de 13 de Abril de 2008 (UTC)

Mas ele não aceitou a oferta de cidadania pelo governo francês. Em 1901, recusou a Cruz da Legião de Honra, justamente por não ser francês. Creio que que se deve estudar as biografias. http://www.galeradefesta.com.br/colunas/?acao=exibir_artigo&artigo=45&nome_col=4. http://www.calassaaviation.com.br/menu11.htm

Analfabetos aeronáuticos[editar código-fonte]

Peço gentileza às pessoas ignorantes que postam supostos fatos sobre aviação, pesquisarem melhor antes de escreverem: Citar apenas livros estadunidenses e considerar como verdade absoluta é - no mínimo - completa falta de bom senso, ou de compreensão da História. Hippólyto (discussão)

  • Hey, vá com calma, colega, não gosto de ser biased (qual o termo em português?), mas eu não possuo acesso a materiais brasileiros aqui onde estou. Nunca citei o info no artigo como verdade absoluta, não é minha culpa se as minhas fontes eram as únicas antes de você adicionar as suas. Ao invés de "xingar" os editores anteriores de ignorante e analfabetos, sugiro uma crítica mais construtiva, editei o artigo com o material que tinha. Bom trabalho no artigo. Abraços, Leslie Msg 06h12min de 30 de agosto de 2009 (UTC)Responder
    • Reescrevi certas frases que podem gerar controvérsia no texto. Em especial, "todos" os especialistas, mudei para vários (sim, não importa se a maioria dos que são pró-irmãos são estadunidenses, se existem, então não são "todos"... ia escrever isto no sumário mas apertei enter por engano mais cedo do que devia... Leslie Msg 17h04min de 31 de agosto de 2009 (UTC)Responder

Louis Blériot[editar código-fonte]

Não entendendo muito de wikipedia mas nesse artigo sobre aviação esta faltando a menção a Louis Bleriot ...primeiro homem a atravessar o canal da mancha em 1909.

toda vez que insiro essa informação a wikipedia ou um robo ou algum paspalho tira essa informação. tenha paciencia....


Louis Blériot [[1]] Em 25 de Julho de 1909 Louis Blériot, pilotando uma aeronave modelo Blériot XI, realizou o primeiro vôo internacional da história. Partiu de Les Barraques (perto de Calais) na França e, depois de percorrer 35 quilômetros em 37 minutos, chegou a Dover na Inglaterra. Assim recebeu o prêmio prometido pelo Daily Mail. A viagem não foi muito fácil. Logo que decolou perdeu-se na neblina, mas viu navios indo para a Inglaterra e os seguiu. Guilherme II, Imperador da Alemanha, fez uma declaração sobre este acontecimento que se tornou famosa na época: "A Inglaterra não é mais uma ilha". "Esta transformação da geografia é uma vitória da navegação aérea sobre a navegação marítima. Um dia, talvez, graças a você, o avião atravessará o Atlântico". Trecho da carta em que Santos Dumont parabeniza Blériot.

comentário não assinado de Mateusoliveirapereira (discussão • contrib) 17h09min de 8 de agosto de 2012‎

Obrigado pela observação. Repare que um simples copy/paste do artigo do Blériot não é a maneira mais apropriada de fazer isso, deixando a impressão de vandalismo, apesar das boas intenções. Já corrigi da maneira adequada. Lgtrapp (discussão) 11h12min de 9 de agosto de 2012 (UTC)Responder