Discussão:História de Israel

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 abril de 2804:14D:5CC4:8E2A:CC63:6369:D06E:36E2 no tópico Remoçao do princípio do texto


Só queria relembrar, que tirando os registros bíblicos, não existe qualquer registro histórico ou arqueológico, nenhuma prova concreta que tenha existido realmente 12 tribos em Israel. Apenas existem provas concretas de 2 Tribos - Efraim (Os Efraitas) e Judá (Judaitas, mais tarde Judeus).

É importante considerar este facto no artigo, uma vez que já é provado que a maioria dos registros religiosos do povo de Israel não podem ser considerados como tendo valor histórico preciso.

Rikadus D C E 12:35, 17 Julho 2006 (UTC)

Não é verdade que não há dados arqueológicos e históricos: Flávio Josefo é um dos registros históricos que mais relatos faz em concordância com os registros bíblicos. Além disso, há vários livros que mostram os achados arqueológicos (destaco um deles aqui: "E a Bíblia tinha razão"). Há escavações arqueológicas por todo o Oriente Médio e dia após dia eles encontram mais e mais provas de todos os relatos históricos/bíblicos.

Este artigo está uma confusão. Para além disso o texto está muito parecido com o de um almanaque que eu tenho em casa em espanhol. --JLCA 12:39, 17 Julho 2006 (UTC)

Por que o texto está uma confusão? E qual o problema de ser retirado de uma enciclopédia? A idéia não é justamente esclarecer aqueles que sabem pouco ou nada sobre esta guerra que vem sendo travada por gerações?

A ideia é o esclarecimento. Mas não é justo copiar. O amigo pode tirar ideias. Eu ficaria aborrecido se alguem transcrevesse alguma das minhas ideias retiradas de algum dos meus livros. Mas agradaria-me que lhes fizessem referência. O mesmo se passará com os autores de outras enciclopédias ou livros. A História de Israel é um assunto muito interessante e já muito se escreveu a respeito. Mas um editor da wikipédia tem que ter a capacidade de investigar a respeito de um tema, e fazer uma tese verdadeira e imparcial sobre o assunto. Pode até melhorar-se um tema pela participação conjunta de todos. Mas a cópia é "condenável" por aqui.
cumprimentos Rikadus D C E 09:34, 19 Julho 2006 (UTC)

eu posso modificar o texto? o comentário precedente não foi assinado por 201.25.254.122 (discussão • contrib.) --JLCA 18:30, 24 Agosto 2006 (UTC)

Sim pode.--OS2Warp msg 20:37, 29 Julho 2006 (UTC)

Acrescentei "e de outros grupos" na parte do holocausto, parecia que só os Judeus foram mortos, mas nem foram o grupo mais perseguido. Morreram mais Ciganos do que Judeus, segundo alguns autores, mas eles não tem os recursos para fazer coisas como "A lista de Schindler".Rafaelwiki

Retirei o link para uma tese de mestrado por ser apenas uma tese, ou seja, uma opinião possuidora de vieses ideológicos, que fogem do escopo do artigo, que é enciclopédico, não opinativo. Victor Grinbaum 04:02, 21 Abril 2007 (UTC)

Remoçao do princípio do texto[editar código-fonte]

Acho que o princípio do texto deveria ser removido e colocado uma chamada para a história do antigo Israel para o artigo História judaica, texto bem mais claro. Esse texto do artigo tem alguns erros como que Canaã foi conquistada por Saul, na verdade foi Josué o primeiro conquistador. Ou então reformulado com base no texto do artigo História judaica, que tem uma leitura mais agradável --Tiago (discussão) 02h27min de 21 de maio de 2010 (UTC)Responder

Não é deixado claro que os palestinos foram expulsos de suas casas para a criação de Israel, mostrando uma parcialidade. 2804:14D:5CC4:8E2A:CC63:6369:D06E:36E2 (discussão) 14h48min de 20 de abril de 2024 (UTC)Responder