Discussão:Infeções por ancilostomídeos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

a internet tem como obricação dar mais informações sobre essas coisas

== amarelão ==

A ancilostomose, também conhecida por amarelão, é uma doença causada por vermes nematódeos (espécie: Necator americanus e Ancylostoma duodenale). As formas adultas desses parasitas se instalam no aparelho digestivo do seres humanos, onde ficam fixadas na porção que compreende o intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia.

Essa doença é transmitida através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele de um indivíduo em contato com ambientes propensos, principalmente o solo, contendo fezes contaminadas por ovos que eclodem e desenvolvem as larvas.

Após passarem pela epiderme, as larvas atingem a corrente sangüínea, seguindo em direção aos alvéolos pulmões (pequena circulação). Por meio das vias respiratórias, as larvas se deslocam pela traquéia até a laringe, onde são deglutidas com os alimentos ingeridos, passando pelo esôfago, estômago e alcançando a parede do intestino. Neste local se reproduzem, eliminando ovos juntamente às fezes.

A adesão dos vermes no ducto intestinal ocorre devido à presença de um aparelho bucal munido de dentículos que se inserem na superfície interna da região duodenal, provocando lesão e conseqüentemente sangramento, agravando o quadro anêmico.

Essa doença pode ser controlada, mediante as seguintes medidas profiláticas:

- Utilização de calçados (sapato ou sandália), evitando o contato direto com o solo contaminado; - Fornecimento de infra-estrutura básica para a população, proporcionando saneamento básico e condições adequadas de higienização; - Ter o máximo de cuidado quanto ao local destinado ao lazer das crianças, pois acabam brincando com terra; - Educação da comunidade, bem como o tratamento das pessoas doentes.

Identificação sintomática: anemia (palidez), afecções pulmonares, fezes com rajas de sangue e indisposição física.

Por Krukemberghe Fonseca Graduado em Biologia Equipe Brasil Escola