Discussão:Inflamação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O link "estase vascular" não está compatível com a sua colocação no "Artigo Inflamação".

Link "estase vascular"[editar código-fonte]

Com a revisão do texto do link "estase vascular", os arigos envolvidos: estase vascular e inflamação ficaram corretos.


Discussão: Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica[editar código-fonte]

Estou perdido, o sindrome da resposta inflamatória Sistémica parece ser a resposta inflamatória causada por uma septicemia, mas por outro lado o shock anafilático não ele mesmo uma resposta inflamatória extrema e descontrolada? Serão sinónimos ou é o SRIS un fundo de saco de definições médicas? Quais são as transcendencias clinicas de cada um?

A SIRS ou síndrome de resposta inflamatória sistêmica é, como o próprio nome diz, um conjunto de sinais e sintomas que traduzem apenas uma coisa: o indivíduo vitimado por determinada agressão inflamatória reage de forma sistêmica, o que se traduz em febre, taquicardia, taquipnéia e elevação dos leucócitos no sangue. As principais substâncias mediadoras são citocinas, principalmente fator de necrose tumoral alfa e interleucinas 1, 6 e 8. Nem todo indivíduo vítima de SIRS desenvolve choque circulatório.

A expressão septicemia foi abolida e nao deve ser mais utilizada. Sepsis, nomenclatura atualmente aceita, é uma doença caracterizada por uma SIRS acompanhada de um processo infeccioso bem definido clinicamente ou por meio de técnicas de cultura para identificação de microorganismos no sangue ou nos tecidos.

Choque anafilático é apenas uma das formas de choque possíveis. É causado pelo contato do indivíduo com alguma substância que provoca uma liberação maciça de HISTAMINA, que por sua vez leva a vasodilatação e queda da pressão arterial agudamente. Não é portanto uma reação inflamatória, mas sim de natureza alérgica em sua fisiopatologia.

Dimas.ikeoka (discussão) 12h20min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Versão mais antiga da inflamação.[editar código-fonte]

Reverti a secção referente à inflamação porque em primeiro lugar estava mais completa e correcta que a versão seguinte e porque esta ultima foi copiada desta página: [1]

Concordo que a página na forma em que se encontra necessita ser alterada. Há uma ênfase especial no assunto SIRS que, embora interessante, é apenas uma das facetas da inflamação. Talvez uma página adicional sobre SIRS devesse ser criada, por se tratar de entidade clínica muito específica dentro do universo das doenças inflamatórias

Para um texto enciclopédico faltaria aqui, creio eu, detalhar melhor e definir inflamação, sua fisiopatologia e suas formas. Realçar talvez os diversos mediadores inflamatórios, bem como suas bases celulares e moleculares que já são hoje bem conhecidas. Algumas tabelas e figuras fariam bem à digestibilidade do texto, creio eu.

Ficam aqui minhas singelas sugestões.


Posso fazer as alterações? Alguém tem outras sugestões ou discorda?

Dimas.ikeoka (discussão) 12h20min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Comecei a revisar a página. Ainda não está terminado. Boa parte do texto que constituia esta página foi copiado 'ipsis literis' daqui [2], tendo de ser portanto suprimido em conformidade com as regras estabelecidas pela Wikipedia. Tentei manter intacto o restante do texto mas precisei modificar um bocado para adaptar a um mínimo de conteúdo compatível com o conhecimento corrente sobre o tema.

Alguém tem novas idéias?

Dimas.ikeoka (discussão) 12h21min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)