Discussão:Interatividade

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O conceito é bastante amplo e polêmico. Há autores como Arlindo Machado, Vittadini (Mexico), Alex Primo e André Lemos debatendo o conceito. Uns acham que a interativiade se dá a partir da relação (qualquer) entre homem e máquina, mas há outros que defendem que a interatividade só acontece quando efetivamente as duas partes têm poder de alterar o conteúdo, a partir da interação técnica. Então, teriamos interação, dividida em social (homem-homem) e técnica (homem-máquina). A interação técnica ainda é subdividida em analógica (homem e máquina de escrever, por exemplo) e digital (homem-arquivo digital manipulável, por exemplo). Seria, nesta última divisão (digital), onde se daria a interatividade, pois o conteúdo pode ser alterado sem passar pelo crivo ou filtragem de outrem. Quando encontramos uma enquete em um site, estamos fazendo uma interaçao técnica digital, mas nos deparamos com um formulário de escolhas, onde apenas reagimos a ele. A isso chamamos de interação técnica reativa ou reatividade. Então temos: interação, interatividade e reatividade.

INTERATIVIDADE ou INTERABILIDADE ?!?[editar código-fonte]

- A terminologia ainda é realmente nova ... mas será que está errado falar de INTERATIVIDADE expressando-se como INTERABILIDADE ?!?

  • --xbd 20h53min de 29 de Agosto de 2007 (UTC)

interabilidade é um conceito diferente de interatividade.

Interatividade.[editar código-fonte]

Essa palavra INTERATIVIDADE, começou a ser mais difundida em meadas dos anos 1970 quando foi lançado no mercado o MICROCONTROLADOR, e as máquinas começaram a ser AUTOMATIZADAS. se falava muito da INTERATIVIDADE HOMEM/MÁQUINA. alguém que conhece do assunto poderia colocar um tópico. Jacks 4/5/2021. Saudações.