Discussão:Isaías

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A teologia científica (?) conseguiu provar (?) - Então existe uma teologia a-científica e uma científica? Acho que queria se referir a Pesquisa Bíblica do AT - Provar não seria o termo correto, diria que a "Pesquisa Bíblica moderna afirma que provavelmente..."

O livro de Isaías[editar código-fonte]

De acordo com uma Bíblia Católica que eu tenho aqui, em língua espanhola, "as palavras de Isaías estão contidas nos capítulos 1-39 do livro que leva seu nome. A segunda parte do livro, ou seja, os capítulos 40-66, reune as palavras de outros profetas que escreveram século e meio mais tarde."

Uma outra Bíblia, também católica, mas esta em língua inglesa diz:

"O livro completo de Isaías é uma antologia de poemas compostos principalmente pelo grande profeta, mas também pelos seus discípulos, alguns dos quais vieram muitos anos depois de Isaías. Nos capítulos 1-39 a maior parte dos oráculos vem de Isaías e reflete fielmente a situação do reino de Judá no século 8 A.C. A discípulos profundamente influenciados pelo profeta devemos seções como o Apocalipse de Isaías (24-27), os oráculos contra a Babilônia (13-14), e provavelmente os poemas dos capítulos 34-35.

Os capítulos 40-55, às vezes chamados de Deutero-Isaías, são geralmente atribuidos a um poeta anônimo que profetizou por volta da época do fim do Exílio Babilônico."

Eu não sou especialista no assunto, mas pelo que eu sei, é fato estabelecido entre os estudiosos bíblicos, tanto católicos quanto protestantes, e, se não me engano, mesmo entre os judeus, que o livro de Isaías não foi todo escrito por uma mesma pessoa. Parece que parte do livro foi escrito antes do exílio babilônico, parte depois. Um padre amigo meu uma vez falou em "primeiro Isaías, segundo Isaías e terceiro Isaías", implicando que o livro tem pelo menos três autores diferentes. Luiz Netto 01h45min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)

o livro de Isaias tem so um autor[editar código-fonte]

--189.68.36.201 (discussão) 11h02min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)O poder supremo de DEUS foi suficiente para capacitar Isaías como autor humano detodo o livro que leva o seu nome. Existem argumentos historicos segundo a tradição Judaica , bem como fatos do novo testamento que apóiam esta declaração.--189.68.36.201 (discussão) 11h08min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)Evangelista Samuel Carlos

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Isa%C3%ADas"



Evidencia da tradição Judaica[editar código-fonte]

Com base nos registros mais antigos, e óbvio que a tradição Judaica nunca sugeriu a idéa de um segundo autor deste livro. Quando os pergaminhos do Mar Morto foram descobertos em 1947, entre ele estava o de Isaías como o livro completo, provando portanto, que no segundo século antes de Cristo, o livro e considerado tendo um só autor. --189.68.36.201 (discussão) 11h08min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)Evangelista Samuel Carlos

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Isa%C3%ADas"


Evidencia do novo testamento[editar código-fonte]

o novo testamento cita 21 veses o nome de Isaías, ligado a trechos tomados dos seus descritos. Estas citações são extraidas de todas as partes do seu referido livro. Algumas destas citacões indicam Isaías como o autor da segunda metadedo livro (caps.40-66).

1) Cristo afirma em Mateus 12.17a18 que Isaías escreveu Isaías 42.1; 2) Lucas, em Lucas c.3v.4a6 afirma que Isaías escreveu Isaías 40.3a5; 3) Paulo, em Romanos c.10v.16 afirma que Isaías escreveu Isaías 53.1; 4) João 12.38a40 enfatiza a unidade do livro mais do que qualquer outro texto Biblico, quando cita as duas metades do livro(Is 6.9a10 e Is 53.1 ), dando crédito total a Isaías.--189.68.36.201 (discussão) 11h10min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC) Evangelista Samuel Carlos

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Isa%C3%ADas"

Os pergaminhos[editar código-fonte]

Os famosos pergaminhos de Isaias, encontrados com outros pergaminhos de Qumram, os quais segundo os testes de Carbono 14, de 1991 e de 1994, foram prodozidos entre os séculos II e I a.C., tendo sido escritos como uma unidade.--189.68.36.201 (discussão) 11h02min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)Evangelista Samuel Carlos

Único autor coerência/Manuscritos do Mar Morto[editar código-fonte]

A existência de elementos de coerência entre os três Isaías deve-se ao fato de que os autores posteriores eram discípulos/admiradores do Isaías histórico, que pretendiam continuar/perpetuar sua obra.

A composição da versão que conhecemos deve ter sido encerrada em 400 AC, ou pouco depois, tal versão foi encontrada entre os Manuscritos do Mar Morto que datam do séc. II AC.

--Raimundo57br (discussão) 14h18min de 15 de agosto de 2010 (UTC)Responder

Sobre o formato da Terra[editar código-fonte]

Algum editor familiarizado com as normas da Wikipedia poderia retirar ou editar aquele trecho falando sobre o formato da Terra em específico?

"... uma vez que hoje é tido como verdade científica comprovada que a Terra não é nem um prato, nem uma esfera, mas de formato geoide. No entanto, apesar deste fato científico anular a interpretação de que a superfície da terra é uma esfera ou círculo, não anula o termo por completo quando se muda o plano de referência, tomando a observação no espaço sideral como tal. Isto porque, quando vista do espaço, a Terra possui um desenho circular devido à atmosfera, e, se fosse considerar o formato completo, também pode ser observado como esfera."

A afirmação de que a Terra é um geóide é, embora tecnicamente correta, não torna falsa a afirmação de que a Terra seja uma esfera. O achatamento dos pólos do nosso planeta faz a circunferência polar ser apenas 72 km menor do que a circunferência equatorial, apenas 0,18%, o que torna o planeta "mais esférico" do que muitos objetos que tomamos por esferas sem preocupações com detalhes menores.

Informações sem fonte que sustente inserida pelo IP 189.40.84.46[editar código-fonte]

Prezado Xutzão identifiquei essas edições feitas pelo IP 189.40.84.46, até onde consegui pesquisar não encontrei qual fonte que sustente, tão pouco o editor inseriu qualquer referência. Aparentemente, apenas a informação sobre a cidadania estaria correta, já que, segundo os texto Bíblicos, o Profeta Isaías teria nascido no então Reino de Judá, e não de Israel, portanto, sua Nacionalidade seria mesmo Judaica e não Israelita. Peço a gentileza de que reverta novamente para remover a informação e, se possível, altere apenas informação quanto a Cidadania. Gaius Peledor (discussão) 00h35min de 26 de maio de 2018 (UTC)Responder

Termos claramente parciais usados na secção "Controvérsias sobre a autoria do livro e sobre sua unidade"[editar código-fonte]

Lendo a parte dessa secção, quase pensei que estava em um texto da Atea, associação dos ateus e agnósticos.


Partes dessa secção texto que nos levam a atender que foi produzida por alguém que esteja amplamente interessado que o Livro de Isaías tenham dois autores:


"Portanto, o Livro de Isaías é uma coletânea de oráculos proféticos de épocas diferentes"

"Portanto, de acordo com a teoria da crítica bíblica moderna, foram dois Isaías que escreveram o livro."

"Os capítulos 40-55 do livro de Isaías foram escritos por um profeta anônimo"

"Fazia uma analogia ao fato do povo Judeu ser um vassalo de Deus e aquele que sofre pelos povos."

"Porém, a teoria de um único Isaías é aceita pelos fundamentalistas"

"Mesmo com pesadas críticas, a posição tradicional entre os teólogos e fundamentalistas"

"Por outro lado, filólogos e historiadores, especializados na análise apropriada de textos e desprovidos de preconceitos religiosos, refutam cada uma dessas tentativas de defender a unicidade do livro"


O que é isso? Uma torcida?

Sobre a consideração de que o Servo do Senhor era a nação de Israel, aqueles que defendem tal interpretação não conseguem explicar como alguém ou alguma nação tem o poder de perdoar seus próprios pecados. O único que tem poder de perdoar pecados é Deus, não uma nação corrompida como Israel naquela época.