Discussão:João Suassuna

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de novembro de 2014 de Sampayu

Acho injustificável usar a grafia "Suaçuna" neste caso. Não é uso, conforme se pode conferir através de uma pesquisa no google: para "Suassuna", há mais de um milhão de ocorrências, ao passo que, para "Suaçuna", acham-se pouco mais que 200. Tanto o escritor Ariano Suassuna, filho do biografado, quanto o Senador Ney Suassuna, também da Paraíba, usam "ss". Nunca vi antes, em qualquer livro ou obra de referência, a grafia "Suaçuna". o comentário precedente não foi assinado por Ramonarruda (discussão • contrib.) 13:40, 7 Dezembro 2006 (UTC)

O uso do nome atualizado segundo a ortografia vigente é prescrito pelo Formulário Ortográfico em vigor. Quanto a livro ou obra de referência, nada menos que o Dicionário Histórico-Biográfico da Fundação Getúlio Vargas, melhor obra biográfica do Brasil, usa a grafia correta "Suaçuna" [1]. Não se trata de freqüência, mas de correção. Dantaddσυζήτηση 13:40, 7 Dezembro 2006 (UTC)
A questão é justamente o critério de correção escolhido.--Ramon Arruda 12:41, 11 Dezembro 2006 (UTC)
Ramon, não existe "critério" de correção. A prescrição é dada pelas regras ortográficas em vigor. Da mesma forma que se escreve "caçula" ou "paraguaçu", deve-se escrever "Suaçuna". Dantaddσυζήτηση 12:45, 11 Dezembro 2006 (UTC)

Deve-se lembrar sempre que nomes próprios não têm a obrigatoriedade de seguir a ortografia padrão. Desta forma, a grafia "Suassuna" (com dois Ss) deve ser mantida, tendo em vista que é a forma registrada e utilizada por todos os membros da família. Caso ainda haja dúvida, aconselho a consulta de qualquer gramática normativa, como por exemplo a Gramática da Língua Portuguesa, de Evanildo Bechara. Este autor traz uma nota que esclarece esse ponto e ajudará a desfazer esse mal-entendido.

Em termos jurídicos, está errado grafar Suaçuna: os direitos de personalidade têm precedência sobre Acordos Ortográficos. Portanto, o certo é João Suaçuna redirecionar para João Suassuna — não o contrário. Vide a nota que incluí no texto introdutório do artigo.Sampayu 18h55min de 20 de novembro de 2014 (UTC)Responder

Adendo: um Acordo Ortográfico pode afirmar qual é a maneira linguisticamente "culta" e ortográfica de se grafar um antropônimo, mas não pode impor que um cidadão abdique da sua liberdade de escolher o nome próprio que lhe aprouver, tampouco forçadamente modificar o antropônimo já atribuído a uma pessoa natural, pois isto seria ilícito: viola a Constituição e o Código Civil de países lusófonos tais como Brasil e Portugal. Consequentemente, e tendo em vista que a grafia "Suassuna" foi lavrada em Cartório antes do advento desse Acordo Ortográfico, e considerando ainda o que consta na já mencionada Base XXI do Acordo, o título a ser adotado há de ser o da grafia "Suassuna". Só faria sentido grafar "Suaçuna" caso (exemplo fictício) Ariano Suassuna houvesse nascido após o Acordo Ortográfico de 1990 entrar em vigor e os pais dele decidissem aderir a esse Acordo, optando, livre e conscientemente, pelo registro cartorário da grafia "Suaçuna". Mas esse evidentemente não foi o caso.Sampayu 19h15min de 20 de novembro de 2014 (UTC)Responder