Discussão:Joalharia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Gostaria de questionar uma frase que está editada sobre "joalharia". "Porém hoje, com o desenvolvimento do design fazem-se jóias com qualquer tipo de material". Parece-me que está frase não é congruente.

Primeiro não percebo em que sentido é aqui usada a palavra "design". "Design" é um conceito muito específico que não é sinónimo nem estará obrigatóriamente ligado à joalharia, estou a pensar em jóias muito pouco ergonómicas, pouco confortáveis e no entanto, serão peças de joalharia, peças de arte autênticas.
Segundo, creio que desde sempre o conceito de jóia transcende o material com que é feito, e utilizaria como exemplo ilustrativo as jóias de Lalique, das mais belas, são peças em vidro - maravilhosas esculturas em vidro. 

Joalharia será a arte de criar peças de adorno.

O conceito de joalharia estará mais próximo de arte e de adorno, do que design ou da importância do material em que a peça é feita. Tal como uma aguarela não é menos arte do que uma tela, ou que uma escultura em bronze não é mais que uma escultura em cerâmica, tal como uma jóia de lalique em vidro não é menos que uma jóia de lalique em ouro... Ou então a mesma peça feita em ouro seria uma jóia e a mesma peça feita em latão passaria a não ser arte nem joalharia.