Discussão:Língua lepcha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 18 de março de 2023 de L'Astorina no tópico Fonologia

Fonologia[editar código-fonte]

Os outros pontos de formatação e do conteúdo de algumas frases eu comentei contigo ali no zap, mas aqui vou falar especificamente da fonologia. Como eu mencionei lá, é bem legal que você tenha bastante informação sobre isso, mas o formato (uma lista com 37 itens) definitivamente não é a melhor maneira de apresentar essas informações pra um leitor de enciclopédia. Várias coisas dá pra agrupar, deslocar ou simplesmente omitir. Vou comentar abaixo:

  1. "O fonema /i/, em sílabas abertas, é pronunciado como [iː], já, em sílabas fechadas, como [i] e, em alguns casos como [ɪ]." -- isso deveria estar na sessão de fonotática, e de um jeito muito mais simples: vogais em sílabas abertas (precisa linkar pra alguma pagina que explique o que é sílaba aberta) ficam longas.
  2. "O fonema /á/ pode ocorrer tanto como [a] ou como [ɑ]." -- essa frase, como algumas outras, não contribui muito se aparece solta assim. Em que condições ocorre uma pronúncia ou outra? É uma diferença dialetal, do ambiente dentro da palavra, ou aleatória? Dá pra só listar também, mas nesse caso isso deveria ser um comentário embaixo da tabela de vogais do lepcha.
  3. Podia ter uma explicação geral sobre o que são essas vogais com acento. Mas eu nao entendi qual é a desse acento, de onde vem essa notação? É uma notação para a fonologia da língua? Eu acho melhor não usar acento entre barras, em vez disso usa um símbolo do IPA.
  4. "O fonema /k/ ocorre, no início das sílabas, como [k] e, antes das vogais 'i' e 'e', palatizado, [kʲ]. No final da sílaba ocorre como [k̚] e, algumas vezes é reforçado com uma pausa glotal ao final da palavra, [ʔk̚]." -- essa é a primeira frase que eu acho que vale a pena estar numa sessão de fonologia. Juntando com a explicação do /g/, podia ter uma enumeração citando palatalização antes de i e e, esse fenômeno quando aparece como coda, e essa pausa glotal (que não entendi também qual a condição).
  5. "O fonema /kh/ é pronunciado como [kʰ]." Esse tipo de frase não precisa também. /kh/ não devia ser usado, devia só usar o símbolo kʰ.
  6. O fonema /ŋ/ ocorre geralmente com o som de [ŋ]. Porém, alguns falantes falam o /ŋ/ ao início da sílaba como a nasal dental [n̪], e algumas vezes, também no início da sílaba, esse fonema ocorre como [ɦ]." -- isso também merece ficar na fonologia, mas novamente agrupado por fenômeno e não por letra.
  7. "Os fonemas /tr/, /thr/ e /dr/ ocorrem como [ʈ], [ʈʰ] e [ɖ], respectivamente, e geralmente possuem origem em palavras emprestada do tibetano. Porém, algumas vezes, especialmente os Renjóngmú, pronunciam /kr/, /hr/ ou /gr/ também como [ʈ], [ʈʰ] e [ɖ], respectivamente." -- Novamente, a notação usada entre // pode ser abandonada. O comentário sobre esses fonemas só existirem em empréstimos é super relevante mas deveria estar ali como comentário embaixo da tabela de consoantes. E essa variação de pronúncia kr, hr, gr, é legal de comentar na fonologia mesmo.
  8. "O fonema /r/ é encontrado na forma de [r] ou de [ɾ]. Há uma exceção, o fonema /hr/ apresenta a pronúncia [r̥] alguns. Retirando os casos que ocorrem com falantes Renjóngmú, o /r/ aparece sempre nas formas mencionadas anteriormente, [r] ou [ɾ]." -- eu não entendi essa frase mas ela parece ter informações relevnates kkkk.
  9. "Os fonemas /v/ e /w/ ocorrem na forma de [v] e [w], respectivamente. Apesar da ortografia lepcha diferenciar os dois fonemas, na fala eles são pronunciados com o mesmo som, exceto quando os falantes sentem a necessidade de diferenciá-los." -- isso é interessante mas incompleto; se não tem diferenciação, por que são considerados fonemas distintos? Isso merece uma explicação.
  10. "O fonema /ʔ/ ocorre em palavras que começam ou começariam com vogais e internamente na palavra entre duas vogais, na forma de [ʔ], evitando um ditongo." -- essa era a explicação que faltava na sessão de fonotática! Não tem sílaba começada em vogal porque sempre que isso aconteceria, a sílaba é realizada com uma pausa glotal no início. Lindo!

L'Astorina (discussão) 22h11min de 18 de março de 2023 (UTC)Responder