Discussão:Língua oficial

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Queria saber quantas linguas a na China

Lá vai: (de en:Mandarin (linguistics)

Chinese linguists speak of what we call Chinese as a member of the Sino-Tibetan "language family" (yu3 zu2). Within this language family there are two systems (xi4): the Sinitic (Han4 yu3 xi4) and the Tibeto-Burmese systems. Within the Sinitic system there are seven main groups of languages spoken by ethnic Han Chinese and four more related groups of languages spoken by minority groups. Among these, seventeen languages (yu3) are distinguished, and each of these can show a further level of differentiation (fang1 yan2).

Lingüistas chineses falam do que podemos chamar língua chinesa como um membro da "família linguística" sino-tibetana. Dentro desta família há dois sistemas: o sinítico e o tibeto-birmanês. Dentro do sistema sinítico há sete grupos principais de línguas faladas por chineses da etnia Han e mais quatro grupos relacionados, falados por grupos minoritários. Entre estes grupos, distinguem-se dezessete línguas, e em cada uma delas pode ocorrer mais diferenciação.


Ou seja, falar em "chinês" é como pensar no grupo de línguas românicas. É possível separar as línguas do grupo (português, galego, castelhano, catalão, occitânico, francês, valão, italiano, romanche, romeno...) em subgrupos de línguas, ou considerar algumas delas como dialeto de outras, e assim por diante.

Por falar nisso, quem souber de mais línguas românicas, e quiser me ajudar/tiver informações sobre classificações do grupo, bem como de línguas externas a ele mas historicamente associadas (o basco na Espanha e na França, o guarani no Paraguai, as línguas nativas dos países africanos de língua oficial portuguesa, o tétum timorense, e mesmo as línguas das regiões adjacentes a Goa, Diu, Damão e Macau), fale comigo. Amorim Parga 03:17, 3 Mar 2004 (UTC)

Vocês são teimosos. Caramba, o mirandês não é co-oficial coisa nenhuma. Os direitos linguísticos da população mirandense foram reconhecidos pelo Estado pela lei citada; mas o Estado português não atribui nenhum estatuto de língua co-oficial ao mirandês. Basta ir ler a lei.

Remoção de lixo[editar código-fonte]

Editei algumas besteiras que escreveram no texto, coisas que não tinham nada a ver com o conteúdo do texto. Verifiquem no histórico

Cardox 19:15, 24 Mar 2005 (UTC)

Queria saber qual é o país onde o inglês é a 2ª língua oficial???

Rs: Índia, Sudão, Tanzânia, Camarões e Canadá.

Língua Gestual Portuguesa[editar código-fonte]

Dado que se colocou o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, também deveria ser colocado o reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa, em Portugal, em 1997 (não como língua oficial, mas com menção num dos artigos da Constituição, o que na prática é um reconhecimento).