Discussão:La Bohème

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há várias passagens parciais no artigo, a saber:

  • "La Bohème é o mais brilhante exemplo"
  • "Mas a magia da música de Puccini é esta: nós acreditamos."
  • "o Pavarotti faz muito bem esta cena"
  • "A maneira como Puccini trata esta morte é magistral"
  • "o toque final numa obra de arte perfeita."

Considero este um bom texto para se colocar em sites de ópera, mas não numa enciclopédia. O autor reflete a opinião pessoal dele. Pessoalmente, inclusive, eu acho inclusive que há tenores melhores que o Pavarotti para interpretar o referido papel. É por isso que classifiquei o artigo como parcial.

Fábio Soldá 00:57, 3 Janeiro 2006 (UTC)

Uma vez que você retirou todos os trechos que você considerava ofensivos, deveria também ter retirado o rótulo de "parcial". Luiz Netto 19:27, 15 Janeiro 2006 (UTC)

um viés ideológico desnecessário[editar código-fonte]

1. Trocaria

por : mansarda ou talvez Sótão ((1875)
    parte da casa entre o forro e o telhado; desvão [Ger. é us. como depósito de coisas fora de uso, mas às vezes tb. se usa como habitação ou dormitório.]  ) conforme o Uais, mais de acordo com o italiano

1 (edil.) vano compreso tra l'ultimo piano dell'edificio e il tetto, usato per lo più come ripostiglio, talora anche come abitazione (mansarda, abbaino) |..

Pocilga ? - Derivação: por extensão de sentido.

    lugar sujo, imundo ou inteiramente desorganizado  (Uais)

Em todo sentido, Pocilga é um lugar inferior. Não é o caso do "studio" de Rodolfo que estava na janela no início do ato.

______________

Uma ópera "proletária".

Ainda está para ser feita, nunca existirá. Intelectual proletário é uma contradição em termos. Já artistas pobres, é uma redundância.

O foco está no amor impossível, outra redundância, e não na condição social de Mimi. O personagem de Murger, é uma operária pobre, a quem nem o nome se é dado conhecer. Nada tem com uma visão proletária da vida, coisa que um Balzac constrói em duas linhas, porém não Murger

Ótimas informações, só precisa de alguns arranjos[editar código-fonte]

O artigo, como outros criados pelo sr. Luiz Netto, é no geral ótimo, mas gostaria aqui de sugerir a retirada (não só neste artigo) de opiniões pessoais e pesquisas inéditas (do tipo interpretações "sociológicas" das óperas, algo extremamente disputado e que só pode ser afirmado se for baseada numa referência confiável, ainda assim indicando "conforme X"). Isso não antende aos propósitos da Wikipédia nem dos leitores, que vêm aqui esperando encontrar informação objetiva e imparcial. Quando querem saber de bons intérpretes, qual é a melhor ou pior ópera, o momento mais inspirado ou o menos, vão atrás de um fórum ou um site de melômanos. Aqui, não é o melhor lugar. Além disso, existem em vários artigos do Luiz Netto trechos interessantíssimos de cartas de Puccini e outros ou uma citação de um artista (como Sills em "Suor Angelica"), mas infelizmente tive que colocar "carece de fontes", porque seria bom dizer de onde essas frases foram retiradas. Tornaria o artigo formalmente perfeito e interessante no conteúdo.YgorCoelho (discussão) 00h48min de 7 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]