Discussão:Lago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Lago x lagoa[editar código-fonte]

Quanto a fusão dos dois artigos, minha opinião é que continuem separados, pois há definições técnicas que descrevem lago como sendo um corpo hídrico maior que uma lagoa, apesar de não serem definidos limites para tal. Ademais, existe outra diferença baseada na formação destes acidentes geográficos, que, no meu ver, justifica a separação dos artigos. Lagos são originados por transformações em larga escala do relevo terrestre, como o deslocamento de geleiras e a elevação de montanhas. Já as lagoas têm origem em fenômenos localizados como deslizamentos de terra ou ação biológica (um castor pode barrar um riacho e formar uma lagoa).

A diferença entre a denominação popular e a definição técnica dos acidentes geográficos deve ser mencionada nos artigos, mas não deve ser suficiente para justificar a fusão.

Por enquanto, vou inserir este link para justificar minha opinião. Mais tarde, acrescento outras fontes fiáveis que vou consultar. --Denden Parla! 16h55min de 29 de setembro de 2009 (UTC)

ESTE TEXTO DEVE SER REVISADO[editar código-fonte]

Eu não li o texto todo. Entrei para ver quais são os maiores lagos artificais do Brasil apenas, e já descobri grandes erros. O Lago de Furnas tem 1.440 km2 de área e não foi citado, enquanto que o Lago Paranoá que é um laguinho entrou na lista. Só para vocês terem uma idéia, a área do Lago de Furnas é quase o dobro da área do Lago de Sobradinho. E ainda tem o Lago de Três Marias, e por aí vai. Então, me desculpem a crítica construtiva, mas o erro é crasso.o comentário precedente não foi assinado por 186.218.237.172 (discussão • contrib)

Embora eu concorde que deva existir uma lista de maiores lagos do Brasil, note que tal lista não existe. A lista que você viu não passa de uma pequena listinha de alguns lagos do Brasil que não estão ordenados sob nenhuma classificação. -Ramissés DC 16h01min de 11 de dezembro de 2011 (UTC)