Discussão:Lista de cidades em Portugal por data de criação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Entao qual e a cidade mais antiga Porto ou Braga, Viseu ou Lamego? Armindo Tavares - viseucidadeviriato@hotmail.co.uk


isto dá para ver a desorganização do país nos ultimos tempos. Só cidades no papel que não passam de bairros de outras cidades como Porto e Lisboa. Afinal qual a cidade mais velha? --Pedro 23:04, 19 Janeiro 2006 (UTC)

Dado haver insistencia de um pseudo-anonimo para classificar umas 40 cidades como antigas numa distribuição ilogica, tem que arranjar referencias crediveis que classifiquem essas cidades como as 40 antigas. --Pedro 14:32, 29 Janeiro 2006 (UTC)

Já o Pedro colocou a mesma pergunta... Eu já tinha ouvido falar em cidades antigas, mas nunca em 40, nem em 10, 20, 30 ou 50 lol... Cidades antigas para mim são aquelas que eram sedes de bispado à data da fundação de Portugal (que é afinal a característica interínseca da maior parte das cidades medievais), ou seja, aquelas que surgem precisamente assinaladas aqui como cidades antigas... --André 22:27, 4 Fevereiro 2006 (UTC)
  • Eu pus estas como antigas para o anonimo ntender, honestamente acho que ele está a gozar comigo, tá smp a mudar a bandeira da Póvoa. O antigo é relativo, mas num país como Portugal é logico que as antigas são cidades que o são antes da função. Aqui diz-se "Ha... mas o Porto é uma cidade antiga." Ninguém diz isso de Chaves ou de Guimarães. No fundo são todas antigas, só que umas eram já cidades e outras eram vilas. Está uma lista engraçada e só falta ordenar as cidades antigas.--Pedro 23:26, 4 Fevereiro 2006 (UTC)
  • O titulo não deveria ser "Lista de cidades em Portugal por data de elevação"?! Já que o titulo actual pode ser enganador. Temos que lembrar que em Portugal quase tudo é um titulo. E, claro, em Portugal cidade é um título. Fazendo supor a quem não é de Portugal que as mais antigas são também as povoações mais antigas, o que não é verdade em parte.

Olá,

poderiam-me identificar a bibliografia que reporta a este documento?

Agradeço muito a atenção,

Cumprimentos, Diogo

Cidade de Chaves[editar código-fonte]

A Cidade de Chaves, aliás Aquae Flaviae, tal como Braga, é anterior à Nacionalidade. Chaves tem seguramente 2.000 anos de história. Agradeço a rectificação. Carlos M C Teixeira

Brasão de Esmoriz[editar código-fonte]

http://www.mug.pt/imagens/portfolio/brasao_esmoriz.jpg


alguém que saiba que o ponha na lista.