Discussão:Lista de linhas ferroviárias em Portugal
Adicionar tópicoAspeto
Último comentário: 4 setembro de Tuvalkin no tópico Linha de Cintura
Linha de Cintura
[editar código-fonte]@44 Gabriel: Há alguma razão para a Linha de Cintura ficar "encurtada" a Alcântara-Terra nesta tabela? Ia para acrescentar a indicação da electrificação parcial, mas já que isto estava presente e saiu numa edição recente, pergunto primeiro, não vá haver alguma razão para estar agora assim. njsg (discussão) 11h36min de 4 de setembro de 2024 (UTC)
- Boas @Njsg. Eu coloquei assim exatamente porque pela questão da não estar eletrificado e por ser dedicado a mercadorias, ou seja é literalmente uma ramal de via única para ligar á Doca, aliás o diagrama da linha de cintura indica o quilómetro zero em Alc.-Terra. Na altura ia colocar o ramal Alcântara-Terra - Porto de Lisboa (Doca Alc.), mas esqueceu-me com a organização abrangente que fiz. A ideia era fazer como o ramal do porto de Aveiro e o ramal do porto de Viana. Já no caso da linha de Sines e de Leixões são diferentes pela sua extensão e podem possuir as funções de transporte de mercadoria e de passageiros.
- Mas pode-se deixar como estava, no entanto qual a sua opinião sobre isso? Rui Fernandes (discussão) 15h10min de 4 de setembro de 2024 (UTC)
- A Linha de Cintura vai de Alcântara-Mar a Braço de Prata. O PK 0,0 estar onde está terá a ver com a evolução da linha, ou com outras alterações ao longo do tempo, penso aliás ter sido referido isso numa página de discussão algures, vou ver se encontro.
- (Começar no 0 nem sequer é coisa garantida, p.ex. a Concordância de Xabregas parece ter os PKs a dar continuidade aos da Linha de Cintura. Será isto também por motivos da evolução da rede?)
- Do que tenho visto até ao momento, apesar de eu próprio ter colocado a doca de Alcântara / o Porto de Lisboa nalguns casos, penso que é possível que a divisão seja esta:
- Linha de Cintura: desde Alcântara-Mar, onde entronca na Linha de Cascais, até Braço de Prata onde se encontra com a Linha do Norte (com a questão de as agulhas estarem em Cabo Ruivo – talvez sejam consideradas parte de Braço de Prata?). Isto são os terminais que constam da documentação oficial portuguesa, e é também a realidade da operação: a linha está activa em toda a sua extensão, embora a circulação no troço entre Alcântara-Terra e Alcântara-Mar se faça sujeita a fortes limitações causadas pela invasão da rodovia.
- Estação Alcântara-Mar, e suas vias adicionais. Essas 3 vias para o lado da ponte são o que tem ligação sem inversão à Linha de Cintura.
- Ramal Liscont(e): parte dessas 3 vias para a Doca de Alcântara, no sentido oposto. Ou seja, de Alcântara-Terra ao Porto de Lisboa actualmente parece ser só com inversão em Alcântara-Mar? (penso que há uma secção de página de discussão também sobre se já houve ligação sem inversão)
- Tenho de voltar à página de discussão onde coloquei essa hipótese, para ver o que é que se consegue concluir e o que é que se deve alterar. Mas uma coisa é mais do que certa, a Linha de Cintura vai pelo menos até Alcântara-Mar (que é estação nesta linha, apesar de não ter quaisquer plataformas). (Já agora @Tuvalkin, Ligaanet e Ajpvalente: para o caso de algum de vós querer opinar, mas se conseguir hei-de ir ver disto na tal página de discussão.) njsg (discussão) 18h27min de 4 de setembro de 2024 (UTC)
- Sendo que está prevista a criação de um túnel (que anda com atrasos) o trafego poderá seguir segregado ora para o Porto de Lisboa (fazendo na mesma inversão de marcha) ora para Cascais, possibilitando mais ligações e serviços diretos para Oriente, por exemplo, deixando de ser uma ilha e sem necessidade de transbordos.
- A ver vamos como ficará. Para todos os efeitos eu já coloquei como estava anteriormente.Rui Fernandes (discussão) 19h07min de 4 de setembro de 2024 (UTC)
- Segundo o Diretório da Rede a Linha de Cintura vai desde a estação do Braço de Prata até à Linha de Cascais em si. Toda a zona a sul da Linha de Cascais é aí sim um ramal de ligação ao Porto de Lisboa, o qual inclui a zona de inversão em frente do Centro de Congressos. A zona entre a Concordância de Xabregas e o Braço de Prata também faz parte da Linha de Cintura. Uma mesma linha pode ter diferentes tipologias de tráfego ou números de vias, basta ver a grande variedade que existe na Linha de Sintra ou na Linha do Norte.
- https://servicos.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/inline-files/Diretorio%20da%20Rede%202025.pdf Ligaanet (discussão) 20h46min de 4 de setembro de 2024 (UTC)
- Sobre a zona de inversão para acesso ao porto de Lisboa, a razão para eu achar que é Alcântara-Mar e não já ramal em si é, no Directório da Rede, estas vias aparecerem na lista de vias e plataformas, como vias de Alcântara-Mar (Areal 1 a Areal 3).
- E a tal conversa sobre isto noutra página de discussão está em Discussão:Linha_de_Cintura#Alcântara-Mar_ou_Doca_de_Alcântara? njsg (discussão) 20h55min de 4 de setembro de 2024 (UTC)
- Só tenho a dizer duas coisas:
- ver talk:Linha de Cintura
- quilómetro abrevia-se como "km", não como "Km"
- e boas edições! ;-) -- Tuválkin ✉ 20h59min de 4 de setembro de 2024 (UTC)