Discussão:Lista ligada

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mudei o exemplo Java porque não concordo com vários pontos. A contribuição foi válida e com certeza ajudou muita gente, mas precisava ser alterada. O mais grave é utilizar um método para contar o número de nós (não examinei as outras linguagens). Ora, esse método tem complexidade o(n), pois tem que percorrer todos os nodos da lista. É um desperdício, visto que há uma solução de complexidade praticamente zero: tenha um atributo privado nroNos, no construtor inicialize com zero, nas operações de adicionar nodo, incremente este valor, nas de remover, decremente. Do jeito que estava na verdade as operações que seriam o(n) no pior caso estão o(2n).

Outro problema era o desrespeito as convenções java, o autor utilizou praticamente todos os nomes de funções começando com maiúscula.

Ainda também esqueceu de proteger os atributos da lista

Outro problema grave é o acoplamento alto, com os metodos de inserir tendo argumentos No, e não o elemento em si (que era Int, mudei para Object)

Mudei o elemento da lista para Object, pois com object podemos encapsular qualquer coisas, inclusive números, tornando a lista mais genérica e portanto reusável. Na verdade a melhor solução para isso é o Generics, mas só está disponível a partir do java 5

e melhorei também alguns detalhes do algoritmo --Felipealexandref (discussão) 15h27min de 12 de março de 2010 (UTC)[responder]