Discussão:Literatura da Espanha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

voltar o conteudo da pagina que estava na lixeira

Como se faz um artigo desse tipo?[editar código-fonte]

Devemos dar uma perspectiva histórica, depois entrar em cada período e os principais autores? Isso tudo em um único artigo? Abu 03:30, 24 Mai 2005 (UTC)

Caros:

Xe moaîu-marangatu,
xe moyrõ-eté-katû-abo,
aîpó t-ekó-pysasu.
Abá serã o-gû-eru,
xe r-etama momox^y-abo?
(Anchieta)
As armas e os barões assinalados
Que, da ocidental praia lusitana
Por mares nunca dantes navegados
Passaram inda além da Taprobana
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana
E entre gente remota edificaram
Outro reino, que tanto sublimaram
(Camões, Os Lusíadas, I, 1)

Qual destas estrofes tem mais relevância para a "literatura do Brasil"? Acho que a segunda, mesmo tendo sido escrita muito longe daqui, ao contrário da primeira. A mesma coisa com a "literatura da Espanha"; para qualquer escritor espanhol moderno que fale castelhano, Jorge Luis Borges é mais importante do que um autor basco, tão incompreensível para ele quanto o tupi de Anchieta é para nós. Então, se vamos nos dedicar a escrever sobre literatura, façamos isso com a literatura de língua espanhola, que faz muito mais sentido. Amorim Parga 03:34, 24 Mai 2005 (UTC)


Isto tem a ver com...[editar código-fonte]

Vejam como é incoerente, concordo totalmente com Amorim parga. Só uma insistência obsessiva em ter as páginas galegas bloqueadas como subcategoria justifica esta invenção da "literatura da espanha". Efectivamente, um escritor catalã, galego, ou basco nada têm a ver com a literatura espanhola, em que não são considerados, e à qual não influenciam. Gz2005 16:06, 24 Mai 2005 (UTC) Ver a discussão sobre as subcategorias desta página aqui


A nova proposta[editar código-fonte]

PROPOSTA:

Seria uma solução razoável para todos, acho eu, se colocassemos os "escritores da espanha" todos igualmente subcategorizados por literaturas, desta forma: Escritores do reino da Espanha: SUBCATEGORIAS:

a)escritores da literatura espanhola b)escritores da literatura galega c)escritores da literatura basca e)escritores da literatura catalã' Mas por enquanto existem uns escritores da espanha (camilo Jose Cela) e uns escritores "subcategorizados" (escritores da Galiza). Assim pode-se dar a entender que a literatura na "espanha" é só a espanhola e há depois literaturas "espanholas" "regionais" como se fosse possível colocar "escritores de Múrcia, "escritores de Castela" ao lado (ao mesmo nível de subcategorização) de "escritores da Galiza". Isso, entendo eu é um ponto de vista errado, por todo o que se está a dizer, nomeadamente pela existência de línguas e culturas diferentes que criaram literaturas autónomas e independentes umas de outras e com ligações diferentes. Como já disse antes a épica de Pondal, por exemplo pode ser entendida à luz da escrita Camoniana, mas nunca se entenderia sob o olhar da épica da literatura espanhola. é o mais "consensual" que se me ocorre, mas ainda continua a outra questão do debate sobre os escritores da galiza: pode ou não uma pessoa retirar o seu trabalho da wikipedia? Gz2005 16:56, 24 Mai 2005 (UTC)

cutura da espanha[editar código-fonte]

Carjas - Portuguesas, Espanholas ou nada disso?[editar código-fonte]

Meus amigos, há alguma discussão na Wikipédia em Inglês sobre se as Carjas (Kharja) fazem parte da Literatura Espanhola e/ou Portuguesa. Alguém tem algo a contribuir? De preferência com fontes? The Ogre