Discussão:Lourenço Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Untitled[editar código-fonte]

Não percebi nenhuma menção à importante atividade de Lourenço Filho como organizador da coleção "Biblioteca de Educação", publicada pela Editora Melhoramentos, a partir de 1929. Nesta coleção, além da própria Introdução ao Estudo da Escola Nova, há volumes importantíssimos como o Educação e Sociologia de Durkheim, Psicologia Experimental de Henri Pieron, A escola e a pscologia experimental de Ed. Claparède, entre outros. Esta coleção representou um marco tanto na difusão do pensamento pedagógico escolanovista, como no próprio mercado editorial no campo da educação - trata-se de um conjunto de obras de alto nível dirigidos para um grupo que estava a se formar naquele momento: os profissionais de educação (basta lembrar que, em seguida, começam a funcionar as primeiras universidades - a USP, a Universidade do Brasil, etc. e, nelas surgem as primeiras cadeiras de estudos sobre a educacão). Por isso, não se pode falar de Lourenço Filho sem falar da Biblioteca de Educação. Outro ponto que me parece merecer reparos é o tratamento muito ligeiro e simplificador dado à obra Introdução ao Estudo da Escola Nova. Trata-se de um livro complexo que tem duas versões: da primeira até a sexta edição e, da sétima em diante (apesar da manutenção do título, são livros diferentes). Não se trata de uma análise do movimento escola nova no Brasil mas a apresentação de um estudos sobre as bases do movimento (que foi desenvolvido na Europa).

Prêmio "Lourenço Filho"?[editar código-fonte]

Hi, I read that there is a Prêmio "Lourenço Filho" rewarded by the Conselho Federal de Psicologia ([1]). There seem to be different kinds of the Troféu (platin, gold). Can anybody tell me more about this? Is there a list of all who received the award? - The reason I ask: author Erich von Daeniken (the one with the ancient astronaut theory) on his website's biography claims he has received the award. It seems a bit odd to me, so I ask :-) --77.8.115.40 10h09min de 31 de Outubro de 2007 (UTC) (Jonas kork)

Adoração a Lourenço Filho[editar código-fonte]

Essa coisa foi escrita por um patético doutrinador. Fundamentar um artigo da Wikipedia em concepções altamente ideológicas e opiniões pessoais é uma tremenda falta de respeito, ainda mais quando essa vulgaridade se mostra por uma estrutura textual de monólogo. A Wikipedia só poderá ser de fato "livre" quando cessar aqui a reprodução dos escamoteamentos interesseiros, personalismos, adorações, alienações e burrices, que permeiam inevitavelmente a sociedade de classes mas que aqui, através da aplicação rigorosa do princípio da imparcialidade, devem ser mantidos num nível administrável.