Discussão:Luta de classes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tópico sem título[editar código-fonte]

Há erros grosseiros no artigo. Na edição atual (vou editar assim que acabar), cita burgueses como sendo a classe opressora e proletários como oprimida, no entanto isto só se dá no momento ATUAL da história, e o contexto se referia a história como um todo. Em toda a história houve luta de classes entre opressores e oprimidos, mas só no momento atual se dá entre burguesia e proletários. Houve outras classes opressoras na história (nobreza, aristocracia, clero, etc) e outras classes oprimidas (escravos, servos, etc). Vejamos por exemplo, no feudalismo, a classe opressora era os senhores feudais, e os mais oprimidos eram os servos (que se tornaram os proletários modernos), e a burguesia nascente que se tornou a classe revolucionária, porque naquele contexto os trabalhadores (servos) não tinham condições de se tornarem revolucionários. Podemos estar numa fase final da história porque agora sim, o próprio capitalismo dá a grande massa de trabalhadores condições de se tornar a classe revolucionária.

Vou corrigir isso, mas este artigo precisa ser corrigido urgente por alguém que entenda do assunto. Também não acredito que luta de classes tenha sido um termo criado por marx.

Ligação externa estava descontextualizada (não estaria se tratasse do assunto em termos gerais)

Vou remover parte que cita que os trabalhadores recebem salários somente suficientes para a sobrevivência, por estar incorreto. Como exemplo, veja a quantidade de funcionários públicos, politicos, empregados de estatais, ...pelo amor de Deus, eu não tenho nada contra eles, muitos deles fazem dão uma ótima contribuição para a nação, .... viajam ao exterior, vocês notaram como estão cheios os nossos aeroportos (Brasil), não é somente burguês viajando. Musashijapan (discussão) 01h16min de 2 de setembro de 2013 (UTC)