Discussão:Música instrumental

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 9 de novembro de 2022 de 2804:14C:132:927A:FD10:C77A:7078:B8F9 no tópico Sobre a Música Instrumental

Este artigo sobre música instrumental, ao meu ver, não deveria pertencer a "área" de música erudita.

Afinal de contas, existe instrumentais em diversos outros estilos, não podendo, portanto, ser a música instrumental uma sub divisão ou pertencer a música erudita.

É como falar de Deus. A área de catolicismo não pode abranger este artigo, pois várias religiões tem uma noção de Deus e uma doutrina em referencia a este. Da mesma forma é a música instrumental. Existe varias tendencias de relação com esse tipo de música, não podendo trata-la como sub-divisão de um estilo musical erudito.

Acho que, em relação a música instrumental, o mais coerente seria existir um artigo como este, sem pertencer a nenhuma doutrina ou genero:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus

Sobre a Música Instrumental[editar código-fonte]

O artigo em discussão não afirma ser o campo instrumental, por assim dizer, exclusivo da Música Erudita. Logo de início, inclusive, cita vários artistas do meio popular mais ou menos sofisticado. Aliás, a discussão sobre o que vem a ser "popular" ou, até, merecer esta designação ou qualificativo mostrou-se ser semelhante àquela sobre o sexo dos anjos (gênero, para quem o preferir). O artigo segue com uma contextualização histórica muito bem-vinda. Certo, não descreve, suficientemente, o "ambiente" por assim dizer profano e redundantemente humano dos primórdios do surgimento do que viríamos a chamar, com e através dos gregos, de Música. Porém não declara, de modo excludente ou categórico, que a instrumentação musical é erudita.

Músicos podem ser instrumentistas independente de sua associação ao campo popular e/ou erudito. De um ponto de vista mais filosófico talvez, o termo erudito quer descrever, mesmo, algo sobre o que, por longo tempo, se debruçou (ou tendeu) a atenção daqueles que almejam o título de sábios, percepções à parte. 2804:14C:132:927A:FD10:C77A:7078:B8F9 (discussão) 21h20min de 9 de novembro de 2022 (UTC)Responder