Discussão:MB-3 Tamoyo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 19 de abril de 2022 de Serraria no tópico Acidente e competição no Equador

Acidente e competição no Equador[editar código-fonte]

O usuário @Blasekiller: apagou os trechos sobre esses dois tópicos, com a seguinte argumentação:

Se se pesquisar os ensaios realizados no Equador, nunca esteve lá presente. Apenas o TAM, Stingray, SK-105 foram julgados, o Tamoyo não aparece aqui e nem uma única outra fonte como Expedito menciona o Tamoyo a ser julgado fora do Brasil, além disso, não existem provas fotográficas. Em relação ao acidente. Se olharmos para as fontes apresentadas para apoiar esta alegação, o yall menciona uma M41 melhorada, nenhuma menciona especificamente o Tamoyo. O programa M41C foi paralelizado ao programa)

Quanto ao acidente, a fonte realmente não corrobora o que está escrito no artigo. Segundo a reportagem, tratava-se de "um tanque modelo UM 41, pesando dez toneladas"... não parece o Tamoyo. Quanto ao TAM, o trabalho Modernización del Vehículo de Combate TAM 105 mm afirma de sua competição no Equador:

ECUADOR: realizó una competencia para decidir cuál tanque usarían sus FFAA. El TAM se impuso ante los tanques Stingray de la Cadillac-Gage norteamericana, el Sk-105A2 austríaco (el cual contó inicialmente con mayor aceptación pero en las pruebas tuvo un importante fracaso) y a la versión modernizada francesa del AMX-13/105.

Globalsecurity.org, na sua página sobre o TAM, também não lista o Tamoyo entre os competidores. Concluo que a argumentação do usuário estava correta, embora foi um erro ele não ter escrito isso e elaborado mais na página de discussão. Acho correto apagar o trecho sobre o acidente, a não ser que uma referência forte apareça para fundamentar que o acidente tenha sido com o Tamoyo. Para a competição no Equador, acho razoável mencionar a alegação de Bastos mas contrastando-a com as outras fontes.Serraria (discussão) 22h11min de 19 de abril de 2022 (UTC)Responder

A outra reportagem, de 18 de janeiro de 1985, define o tanque como "um velho MB41, veterano da Guerra da Coreia". A Bernardini também trabalhava no M41 Bulldog. O Tamoyo era semelhante, mas se realmente um Walker Bulldog antigo foi transformado num protótipo de Tamoyo, isso precisa ser demonstrado. Parece muito improvável. Serraria (discussão) 22h37min de 19 de abril de 2022 (UTC)Responder