Discussão:MESSENGER

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fiz várias alterações no artigo, a maioria para corrigir erros gramaticais ou de linguagem, ou para melhorar a clareza de certas frases. Houve também alguns pequenos acréscimos, como as informações sobre os microprocessadores usados pela sonda, extraídas da versão inglesa do mesmo artigo.

Porém, na parte referente às questões que a MESSENGER deverá desvendar, tive que fazer a alteração de dois dados que estavam flagrantemente incorretos e que exigiram uma edição mais extensa. O texto anterior dizia que o diâmetro do núcleo da Terra era de 12.714 km, e o do núcleo de Mercúrio de 4.879 km. Pela grandeza despropositada dessas cifras, percebi que, em ambos os casos, os dados se referiam ao diâmetro de todo o planeta, e não apenas do núcleo. Pesquisei os dados corretos na própria Wikipédia e reescrevi parte do parágrafo, transferindo também parte do texto da questão 3 para a questão 1, para evitar redundância.

Ainda quanto a essas questões, a última (questão 5) está, no mínimo, mal explicada, mas não me julguei qualificado para alterá-la, pois não sou físico, químico, nem astrônomo - embora tenha uma razoável noção de Ciências. Não entendi o que se quis dizer ao afirmar que as moléculas da atmosfera de Mercúrio "não colidem entre si, mas pulam de um lugar para outro na atmosfera, como bolas de borracha". E ao "pularem", não colidem? Como? Desviam-se umas das outras? De que forma? Seguem trajetórias curvas, retilíneas, irregulares, fractais?

Sempre pensei que num meio fluido qualquer (líquido ou gasoso), as moléculas estariam sempre colidindo de forma aleatória (ou pelo menos caótica) - e as leis da Física vigoram da mesma maneira em todo o universo, com "casos especiais" apenas em nível quântico e/ou em condições extremas, como as singularidades gravitacionais (exemplo: buracos negros), impossíveis de serem encontradas num planeta sólido como Mercúrio, orbitando uma estrela estável ainda no meio de sua "vida ativa", como o nosso Sol. A redação desse trecho do artigo deixa claro que, de alguma maneira, a trajetória molecular parece acontecer de forma atípica na atmosfera de Mercúrio. Entretanto, não consegui entender que forma seria essa e como seria esse movimento de "pulo" mencionado.

Isso precisaria ser melhor explicado, por alguém qualificado, e também seria oportuno que se citasse a fonte dessa informação bastante inusitada, que parece contrariar o senso comum de que as leis da Física são, em princípio, universais.

--UrsoBR (discussão) 19h55min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

Local de Lançamento[editar código-fonte]

aonde deveria aparecer "local de lançamento" se repete "Veículo de Lançamento" .... como q se altera isso??? --Marceloml (discussão) 17h26min de 13 de Julho de 2008 (UTC)

Era erro da Infobox, já corrigi. Garavello (discussão) 13h40min de 14 de Julho de 2008 (UTC)