Discussão:Materialismo dialético

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este verbete atualmente fala de tudo, menos materialismo dialético.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 15:28, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Fontes de militantes não tem credibilidade. Não é ciência. Resuma se Jghirotti (discussão) 08h12min de 9 de agosto de 2022 (UTC)[responder]

Vou ver o que faço para piorar este artigo. Freyah 20:22, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

O texto provavelmente é apenas uma copia.[editar código-fonte]

Além de não explicar o Materialismo Dialético o texto pode ser encontrado em outros sites.Provavelmente é uma copia de outro site.

Tentei dar uma wikificada, mas está tão coloquial, mal organizado e mal fundamentado que talvez fosse melhor apagar quase tudo e escrever tudo de novo. Escrevi uma nova introdução e citei uma fonte pra começar. EternamenteAprendiz (discussão) 07h02min de 22 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Aja com consciência. Se tiver fontes, poderá substituir tranquilamente os trechos que não as têm. Boas contribuições. Ademar Brasil (discussão) 07h05min de 22 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

marxismo.. materialismo dialético[editar código-fonte]

É só para avisar que já existe pagina na wiki sobre o Marxismo e que por sinal está mais completa e tem o titulo correcto...... Só falta fazer uma pagina sobre materialismo dialetico.



NOSSA, MUITO RUIM MESMO.
O presente artigo sobre Materialismo Dialético mistura a didática de Politzer e os manuais de vulgarização stalinistas. Segundos os próprios autores e defensores do Materialismo Dialético, este não é uma filosofia, e sim uma teoria que visa unificar as teorias científicas com o materialismo filosófico. O materialismo do Materialismo Dialético não é do tempo do Iluminismo que pensa a matéria como algo inerte que só entra em movimento com um impulso de fora e exclui realidades abstratas da noção de matéria. Por outro lado, a dialética do Materialismo Dialético não é aquele malabarismo verbal de lutas de conceitos contrários como Geoges Politzer gostava de expor para os opérários: "ovo-gema-pinto". Karl Marx e Friedrich Engels ao falarem do Materialismo Dialético sempre exporam muito mais o lado histórico, o que provocou realmente muita confusão e interpretações desastrosas como esse artigo.


Só para alertar que acho que não é suposto, estar aqui na wikipedia, após um texto outro texto a dizer que o primeiro não está correcto ou mesmo incompleto.. Se assim for devem o substituir com um correcto e apagar o que não está. E o nome é Hegel e não Heigel.

Materialismo dialético não é científico[editar código-fonte]

O materialismo histórico não é científico e não há nenhum consenso sobre essa ideia. Karl Popper já refutou a suposta cientificidade do marxismo faz tempo. As fontes aqui apresentadas ou não discutem o assunto ou são de militantes marxistas. Essa tentativa de dizer que o marxismo é científico empobrece o verbete e tira a credibilidade da Wikipédia, que está sendo usada por militantes. Lamentável. Resumo da refutação feita por Popper: https://iep.utm.edu/pop-sci Jghirotti (discussão) 22h57min de 8 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]

@Jghirotti Se a sua capacidade em compreender as ciências sociais é limitada, paciência; o materialismo dialético, por sua vez, é um método científico plenamente estudado e testado, gozando de respeito e confiabilidade no âmbito científico sociológico. Vou citar alguns autores e pensadores que tentaram usar o materialismo dialético de forma crítica ou independente do marxismo, buscando adaptá-lo a outras realidades e contextos. Por exemplo, o filósofo francês Henri Lefebvre (1901-1991) propôs uma revisão do materialismo dialético, incorporando elementos da psicanálise, da fenomenologia e da ecologia. Ele criticou o dogmatismo e o reducionismo de algumas correntes marxistas e defendeu uma dialética da vida cotidiana, da cultura e do espaço.
Outro exemplo é o filósofo brasileiro Paulo Freire (1921-1997), que usou o materialismo dialético como base para a sua pedagogia crítica, que visa a emancipação dos oprimidos através da educação. Freire não se identificava como marxista, mas reconhecia a influência do pensamento de Marx e Engels na sua obra. Ele afirmava que a educação deveria ser um processo dialógico, problematizador e transformador da realidade social.
Esses são apenas alguns exemplos de possíveis associações do materialismo dialético fora da linha socialista... Além dos exemplos citados, há outros autores e pensadores que usaram o materialismo dialético em outras áreas como método científico, tanto para analisar quanto para transformar a realidade. Por exemplo, o físico teórico e filósofo estadunidense David Bohm (1917-1992) usou o materialismo dialético para desenvolver uma teoria quântica não ortodoxa, que enfatiza a interconexão, a totalidade e a ordem implícita do universo. Ele também propôs um diálogo dialético como forma de superar os conflitos e as divisões na sociedade.
Outro exemplo é o biólogo e filósofo francês Jean-Pierre Changeux (1936-) usou o materialismo dialético para elaborar uma teoria neurobiológica da cognição, que postula que o cérebro é um sistema dinâmico e auto-organizado, que se adapta ao meio ambiente e à cultura. Ele também defendeu uma ética laica e universalista, baseada na razão e na ciência.
Um terceiro exemplo é o sociólogo e filósofo brasileiro Florestan Fernandes (1920-1995) usou o materialismo dialético para estudar a formação social e a luta de classes no Brasil, especialmente a questão racial e a marginalização dos negros e dos indígenas. Ele também foi um militante político e um defensor da educação pública e democrática. Lucas Brandon (discussão) 18h18min de 11 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]
@Lucas Brandon o seu argumento para a cientificidade do materialismo dialético é que ele foi um método usado por outros pensadores? é isso? e um desses pensadores o usou junto com psicanálise, notória pseudociência? coitado do Karl Popper... Thiago1314 (discussão) 18h51min de 11 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]
Atentem que Wikipedia não é Orkut. Não é lugar de bater boca. Se alguém tem uma proposta objetiva de alteração do artigo, faça-a ao invés de ficar tergiversando.
Este tópico inteiro é picuinha sem sentido e baseado em nada. Façam o favor.
Porantim msg 21h31min de 12 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]