Discussão:Morro da Boa Vista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Coordenadas[editar código-fonte]

As coordenadas de latitude e longitude fornecidas (28° 07' S, 49º 28' W) parecem estar erradas, porque as imagens de satélite do Google Maps e do Google Earth nessas coordenadas mostram claramente uma estrada asfaltada até o topo e instalações de antenas - ou seja, essas coordenadas são do Morro da Igreja, com as instalações do CINDACTA, e não do Morro da Boa Vista. O site do Morro da Igreja mostra a mesma imagem, com a estrada e as estruturas visíveis. Porém, pesquisando no Google, não consegui encontrar nenhuma referência sobre as reais coordenadas do Morro da Boa Vista, embora tenha encontrado algumas referências dando as mesmas coordenadas deste artigo. Por isto não atualizei o artigo, mas se alguém dispuser das coordenadas reais, seria ótimo atualizá-las. --UrsoBR (discussão) 14h02min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Tempo de acesso[editar código-fonte]

Apesar das coordenadas acima serem duvidosas e ser portanto difícil localizar o pico nas imagens, parece que o Morro da Boa Vista é bastante próximo ao Morro da Igreja, para o qual existe uma estrada asfaltada. Ambos os picos ficam na Serra da Anta Gorda, segundo várias referências. A distância rodoviária da cidade de Urubici ao Morro da Igreja, no site do "Convention & Visitors Bureau da Serra Catarinense" (sic), é dada como sendo de 29 km; a distância em linha reta, medida pelo Google Earth, é de apenas 17,8 km.

O Morro da Boa Vista, presumo, não deve ser muito mais longe de Urubici do que isso. Mesmo que um montanhista seja bem hardcore, evite as estradas e faça todo o trajeto da cidade até o topo por trekking em terreno aberto, parece-me que a afirmação "...sendo possível chegar ao pico apenas após 3 dias de caminhada, saindo de Bom Retiro ou Urubici" é um tanto duvidosa, uma vez que já vi relatos de subida ao Pico da Neblina - uma escalada muito mais longa, alta e difícil, atravessando a selva amazônica - em quatro dias. Alguém poderia esclarecer? --UrsoBR (discussão) 14h02min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Verifiquei na internet a única referência para este artigo, Barfknecht, Geraldo. Belezas Naturais da Serra Catarinense, 2008. Para começar, não encontrei em lugar algum este livro, nem para comprar, nem em referências bibliográficas, nem à venda em sites de sebos virtuais. Não encontrei qualquer outro livro do autor também. Pois bem, temos vários portais de notícias (como aqui) noticiando que o sr. Barfknecht é um geólogo funcionário de uma empresa que presta consultoria à Petrobrás. Não encontrei nem o Currículo Lattes do sr. Barfknecht. A questão é que temos vários artigos no domínio principal que o citam como a única referência para deixar o artigo em pé, ei-los: Morro da Boa Vista, Cachoeira do Avencal, Cachoeira que Congela, Morro dos Campo dos Padres, Morro das Pederneiras e Pico do Monte Negro. Parece que é um indício forte que as suas obras são inventadas, ou são tão restritas que não tem relevância. Por isso estou revisando estes artigos todos, à busca de informações mais confiáveis. Vejam só a pérola de frase que se encontra neste artigo do Morro da Boa Vista: "O Morro da Boa Vista, é a cereja dos fabulosos Campos dos Padres".--FabioSJ (discussão) 03h28min de 24 de maio de 2014 (UTC)

Senhores, então aquele que me procurou ou que foi atras de meus dados e textos, não encontrando, achou que não existo, que minhas informações estão incorretas, inventadas. Sera que seria tao estupido de colocar meu nome correto, inteiro e inventar algo? Sera que ao tratar de assuntos que nada tem na rede ou em qualquer lugar, então inventei-os. Nao me levem a mal, mas tenho conhecimento suficiente e perdoe-me 100 x, creio que seja quem mais o tem sobre altitudes do Sul do Brasil. Nao e de hoje, que tenho interesse nisso, já que tenho mais de 50 anos. Jamais, nunca, o Morro da Igreja esteve perto do Morro da Boa Vista que não existe e nem e então o ponto culminante de SC. Ja disse, vou repetir, esse morro não existe e foi uma lambança do IBGE e inclusive ele já foram informados, pois e erro desde 1976 ou se preferirem, desde DEZ de 1947 quando o IBGE mediu o verdadeiro Morro da Bela Vista do Guizoni e depois, no mapa, transferiu os dados e nome, para o pobre do Morro do Chapéu. Que fique claro. o Morro da Igreja, esta na extremidade dos Campos de Santa Barbara, PARNA DE SÃO JOAQUIM, entre os municípios de Bom Jardim da Sera, Urubici e Orleans, embora em recente mudança, desconhecendo que a linha de água, dividia os 3, resolveu (antigo prefeito) que não era área do município de Orleans. O Bela Vista do Guizoni e Morro do Chapéu, assim como o Morro dos Campos dos Padres, estão, numa região, extrema dos chamados Aparados da Serra (denominação gaucha, para a Escarpa-Serra Geral), ao N, cerca de 20-25 Km do Morro da Igreja. E a área mais remota de SC. Nem que a vaca tussa, as coordenadas do marco do IBGE no Bela Vista do Guizoni, vulgo Morro da Boa Vista (ha ma?)vão dar em outro, e podem pegar o WGS84, SAD69 ou nosso atual sistema, o SIRGAS 2000.

E inacreditável, que vocês, sem conhecimento, ou com pouco conhecimento, passem a discutir algo, que repito, desconhecem totalmente, ou que pegam fragmentos e então, consideram-se expertos então, passem a julgar, desmerecer, nem ao menos, tentar um contato, uma mensagem, por exemplo: porque raios você diz que o IBGE esta errado e SC cultua algo que não existe? Porque gosto da historia natural ha 50 anos! Senhores, por favor!. Também, digo-lhes o seguinte, se não ha nada a respeito de um local e alguém escreve e senão esta em algum livro, então nao e confiável? Ou seja, apenas aquilo que foi publicado o e? Santa ignorância. Faco por prazer, a lista dos 120 do PR, dos 75 de SC e dos 25 cumes do RS. Estou visitando-os todos os do RS pela segunda vez, de SC e uma boa parte do PR.

Caro amigo, você cita vários de meus antigos textos e já percebeu que os retirei, pois não valem a discussão e desconhecimento de vocês. A diferença e que estive la, varias vezes em cada um desses locais.Escrevi o que vi.Se tivessem conhecimento dos locais, perceberiam então, que se tratava de informações corretas.

Amigo, os Campos dos Padres (peca ao guias de la) estao cerca de 50 Km do centro de Urubici. Exceto, 4x4 que te levam, mais ou menos perto, tem apenas duas opções, ou a vai a cavalo, muar, ou caminhando. Da para fazer em um dia, mas vai ter que ter pernas muito boas, pois o terreno, muitas vezes e de campos sempre úmidos, banhados, turfeiras e sua mochila passa a ter 2 ou 3 x mais a sensação de carga. Insis--Gbarfknecht (discussão) 02h29min de 28 de abril de 2015 (UTC)to, e o local mais ermo, afastado de SC.

Outra, não encontrei o currículo Lattes dele... Então, não existo, não penso e amigo. Preciso colocar um la para ser sensato, respeitável? Vivo disso? Obras inventadas? Va chupar um prego e veja se consegue arrendonda-lo.

Meu e-mail e geraldo_barfknecht@yahoo.com.br e por favor, discutam diretamente e venham com minimo conhecimento. Vou eliminar todos os meus textos na wikipedia.